Factorial. Há um novo unicórnio na Europa nos RH e quer duplicar equipa “nos próximos meses”
Novo unicórnio espanhol de RH, presente em Portugal, conta com uma equipa global de cerca de 800 colaboradores e quer, "nos próximos meses", "duplicar a nossa força de trabalho".
A Factorial, plataforma que centraliza e otimiza os processos de RH para PME, acaba de atingir uma avaliação de 1,1 mil milhões de dólares, depois de uma ronda de investimento Série C de 120 milhões. O novo unicórnio espanhol de RH, presente em Portugal, conta com uma equipa global de cerca de 800 colaboradores e quer “nos próximos meses” quer “duplicar a nossa força de trabalho”.
A ronda que catapultou a startup espanhola para o patamar unicórnio foi liderada pelo grupo Atomico, cujo sócio Luca Eisenstecken se juntou ao conselho da empresa. A ronda de financiamento contou ainda com a participação da GIC, bem como de os investidores anteriores Tiger Global, CRV, K-Fund e Creandum.
Portugal é um dos mercados — juntamente com Espanha, Brasil, Estados Unidos e México, entre outros — onde a startup está presente com os seus serviços.
“Foi feito um grande investimento na equipa portuguesa este ano – começou com cinco pessoas e cresceu para cerca de 30 até ao momento. O produto foi sempre bem recebido em Portugal e está a chegar a uma importante posição no mercado. Continuaremos a crescer e a adaptar-nos às necessidades das empresas portuguesas”, adianta Bruna Carnevale, content manager da Factorial, à Pessoas/ECO.
Este ano a companhia “registou o seu maior crescimento”. “A nível global, desde janeiro já contratámos mais de 600 profissionais e hoje somos quase 800 colaboradores de mais de 15 nacionalidades. Acompanhando este crescimento, esperamos duplicar a nossa força de trabalho nos próximos meses, principalmente nas áreas de vendas e TI“, revela a responsável da startup, sem precisar as ambições de recrutamento para Portugal.
Foi feito um grande investimento na equipa portuguesa este ano –- começou com cinco pessoas e cresceu para cerca de 30 até ao momento. O produto foi sempre bem recebido em Portugal e está a chegar a uma importante posição no mercado. Continuaremos a crescer e a adaptar-nos às necessidades das empresas portuguesas.
“A Factorial é uma empresa que apoia a flexibilidade e é, por isso, que sempre adotámos o modelo híbrido como o nosso principal modelo de trabalho. Temos a nossa sede principal em Barcelona, mas também escritórios no Brasil, Estados Unidos e México, que podem ser utilizados por qualquer dos nossos colaboradores“, refere a content manager quando questionada sobre o modelo de trabalho da companhia.
Em Portugal, 90% dos colaboradores estão em modelo híbrido e vão apenas ao escritório em Barcelona algumas vezes por mês. “Só a equipa de vendas está mais ativamente presente em pessoa”, clarifica fonte oficial da empresa.
Negócio a crescer
Desde 2019, ano de arranque, a empresa tem registado um crescimento de receita anual superior a 200%, e no ano passado – com a chegada de uma Série B – acelerou o seu crescimento em 3,7 vezes, segundo dados partilhados pela companhia.
A base de clientes da startup cresceu de 70 para 7.000 desde 2019, abrangendo agora nove mercados em todo o mundo — Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Brasil, EUA e México – tornando-se, assim, na “empresa que mais cresce no setor de recursos humanos”.
“A Factorial já provou ser uma solução completa para equipas de RH, para pequenas e médias empresas e mesmo para contabilistas em Portugal, sendo procurada principalmente para digitalizar e simplificar a gestão de controlo de assiduidade e a picagem de ponto, onboardings e gestão de talento. O sistema tem vindo a ser cada vez mais adaptado às exigências específicas do mercado, nomeadamente no que diz respeito à legislação laboral portuguesa”, diz Bruna Carnevale.
De acordo com dados da empresa, com base num inquérito realizado junto a empresas nacionais, 66,2% das empresas entrevistadas em Portugal gostaria de digitalizar os processos relacionados com recibos de vencimento e 57,8% os processos de controlo horário. Cerca de 20% ainda prefere realizar o processo de controlo horário de forma tradicional, utilizando papel. O mesmo acontece com os recibos de vencimento para 12,3% das empresas.
“Tudo isto acaba por aumentar o tempo gasto em tarefas de RH, levando assim a um menor foco na cultura organizacional, nas finanças e no mais importante: as pessoas”.
A ronda irá permitir ampliar as operações nos mercados existentes — incluindo a abertura de um escritório em Miami, com a ajuda de Renan Conde, diretor de Vendas e porta-voz — e expandir gama de produtos e recursos.
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