Sem acesso à conta do banco na net? Caixa, Novobanco e outros com problemas

  • ECO
  • 20 Outubro 2022

Os serviços de homebanking de vários bancos portugueses estão indisponíveis. Estão a ser registados problemas na CGD, Santander, Novobanco e Montepio. Banco CTT diz que situação foi regularizada.

Os serviços de homebanking de vários bancos portugueses enfrentam problemas técnicos esta quinta-feira. O ECO confirmou a existência de constrangimentos no acesso às plataformas digitais da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander Totta, Novobanco, Montepio e Banco CTT, pelo menos. A falha não afeta todos os bancos portugueses.

Fonte oficial da CGD adiantou ao ECO que foram detetados problemas pelas 9h30 e “as equipas informáticas estão a trabalhar no assunto”. “Não sabemos as razões”, acrescentou. Entretanto, fonte oficial do banco, referiu que o serviço “Caixadirecta já está a funcionar via computador”, mas que continua indisponível na app.

O Novobanco também confirmou ao ECO esta manhã que o homebanking está indisponível, assegurando que o problema técnico será resolvido a qualquer momento. Não era possível aceder à conta através do site ou da aplicação móvel.

A par da CGD e do Novobanco, também fonte oficial do Santander Totta confirmou ao ECO “alguns problemas técnicos”, nomeadamente a existência de “intermitências” no site e na app do banco que começaram a ser detetadas ao início da manhã. A instituição garante que as equipas técnicas “estão a trabalhar” para resolver a situação o “mais rapidamente possível”.

fonte oficial do Banco CTT disse “ter sentido esta manhã um pico de procura anormalmente elevado às suas plataformas digitais”, “provocando constrangimentos no acesso aos serviços”. Entretanto, fonte oficial do banco garantiu ao início da tarde que a a situação já está regularizada.

Por outro lado, o Montepio escusou-se a comentar.

Estas limitações técnicas acontecem no dia em que começa a ser pago o cheque de 125 euros para os cidadãos não pensionistas com rendimentos até 2.700 euros mensais brutos, para ajudar a atenuar os efeitos do aumento dos preços. O pagamento é feito por transferência bancária a partir desta quinta-feira aos titulares de rendimentos, enquanto os beneficiários de algumas prestações mínimas socais recebem o apoio na segunda-feira.

Recorde-se que no início do mês, o BCP foi alvo de ciberataque de “entidades mal-intencionadas” do exterior, que provocou limitações de acesso ao site e aplicação de telemóvel do banco liderado por Miguel Maya.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sem acesso à conta do banco na net? Caixa, Novobanco e outros com problemas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião