Concurso para criar cartão de ajuda alimentar recebeu duas propostas

Em causa está um projecto-piloto tendo em vista a criação de um cartão de ajuda alimentar para apoiar as famílias mais vulneráveis. Medida vai abranger cerca de 45 mil famílias numa fase inicial.

O concurso público lançado pelo Governo tendo em vista a criação e operacionalização de um cartão de ajuda alimentar recebeu duas propostas, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na audição desta segunda-feira, na Assembleia da República, no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

A nossa opção foi manter a capacidade de resposta e também lançar o concurso para o qual, neste momento, já foram entregues duas propostas para a criação de um cartão recarregável para que as pessoas possam ter as suas opções”, revelou Ana Mendes Godinho, em resposta à deputada do PAN, Inês Sousa Real, quando questionada sobre as medidas tomadas pelo Executivo para proteger as famílias mais vulneráveis.

Em causa está o segundo concurso público lançado pelo executivo para operacionalizar a aquisição de serviços de emissão, gestão, carregamento e reporte financeiro dos cartões para ajuda alimentar, tendo em conta que o primeiro concurso não teve participantes. Este segundo concurso estava previsto terminar a 13 de setembro, mas foi alargado até 27 de outubro.

Esta medida visa apoiar os beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, fornecendo-lhes um cartão recarregável para comprarem bens de primeira necessidade em estabelecimentos como super e hipermercados.

Numa fase inicial, o Governo revelou que esta medida iria abranger cerca de 30 mil famílias, contudo, no final de setembro a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse que, afinal e tendo em conta a escalada da inflação, a medida iria abranger 45 mil pessoas.

Estava previsto que o projeto-piloto arrancasse no último trimestre deste ano, apesar de ainda haver algumas situações por definir, nomeadamente no que toca ao plafond dos respetivos cartões. No entanto, tendo em conta o atraso no concurso público para operacionalização da medida, a ministra não se compromete com uma data. “O concurso está agora a seguir os seus trâmites normais, mas o grande objetivo é conseguir o mais rapidamente possível que seja operacionalizado”, afirmou Ana Mendes Godinho, em entrevista ao Jornal de Notícias/TSF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concurso para criar cartão de ajuda alimentar recebeu duas propostas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião