Governo vai dar ajuda alimentar em cartão recarregável

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2021

O Governo português está a estudar a possibilidade de implementar um sistema de cartões recarregáveis para permitir que famílias mais pobres comprem alimentos no retalho.

O Governo português manifestou interesse em adotar um sistema de cartões eletrónicos recarregáveis para atribuir ajuda alimentar aos beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas. O mecanismo permitiria às famílias mais pobres o uso de um plafond para a compra de bens de primeira necessidade em estabelecimentos como super e hipermercados.

A notícia é avançada pelo Público (acesso condicionado), que salienta, contudo, que o atual formato dos cabazes de alimentos não vai desaparecer, pelo menos de um momento para o outro. O novo sistema de cartões seria uma alternativa mais ágil e dignificante, sendo possibilitada por uma alteração ao regulamento do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas, que financia o referido programa.

“Ao cartão será atribuído um plafond, com periodicidade e regularidade de carregamento”, explicou ao jornal o gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. “Portugal tem procurado junto da Comissão Europeia esclarecer todos os detalhes para implementar este modelo de forma compatível com a segurança exigida pelas regras comunitárias”, refere ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai dar ajuda alimentar em cartão recarregável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião