Hoje nas notícias: Secretário de Estado, sondagem e ruturas

  • ECO
  • 26 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O novo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro terá autorizado um pagamento adiantado de 300 mil euros quando era autarca de Caminha, sem garantias específicas, ao abrigo de um contrato-promessa de arrendamento para um projeto que ainda não teve concretização nem se conhecem os acionistas. PSD e PS surgem em empate técnico na mais recente sondagem da Pitagórica para TVI e CNN. Conheça estas e outras notícias em destaque esta quarta-feira.

Secretário de Estado acusado de adiantamento duvidoso de 300 mil euros quando era autarca

Miguel Alves, atual secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, assinou um contrato-promessa de arrendamento enquanto presidente da Câmara de Caminha que implicou um adiantamento de 300 mil euros ao futuro senhorio, sem quaisquer garantias específicas, denuncia o Público. O contrato foi negociado e assinado em outubro de 2020, e o pagamento feito em março do ano seguinte, correspondendo à renda de que a autarquia deverá ser, eventualmente, devedora daqui a mais de 25 anos pelo futuro arrendamento de um pavilhão multiúsos, orçado em cerca de oito milhões de euros, mas que ainda não teve qualquer concretização dois anos depois. Miguel Alves assegurou também que os acionistas “têm, comprovadamente, parcerias estratégicas celebradas com instituições financeiras de referência, cujo principal acionista é, de forma direta e indireta, o Estado português”, mas ainda não são conhecidos e Miguel Alves não responde se sabe ou não quem são.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Nova sondagem dá empate técnico entre PS e PSD

PS e PSD surgem em empate técnico na nova sondagem da Pitagórica para a TVI e CNN, com o partido liderado por Luís Montenegro a ser o único a subir nas intenções de voto. Incluindo os indecisos, o inquérito dá 32,9%-39,5% para os socialistas e 26,8%-33,2% para os sociais-democratas. O Chega aparece como terceira força política, mas baixou de 9,5% em agosto para 9,3%, sendo seguido da IL (com 7,9%), BE (3,9%), PCP (3,8%), CDS (1,6%), PAN (1,2%) e Livre (1%). A amostra foi de 828 entrevistas por telefone, realizadas entre 11 e 17 de outubro, com uma margem de erro de cerca de 3,48%.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Problemas na produção geram rutura de 858 medicamentos

Os números da última segunda-feira mostram que havia 858 medicamentos em situação de rutura nas farmácias, 8% do total de 9.545 fármacos comercializados e sujeitos a receita médica. Desses medicamentos indisponíveis, 33 não têm alternativa dentro da mesma molécula, segundo os dados avançados pelo Jornal de Notícias esta quarta-feira.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Outubro com recorde de aposentações de professores

Outubro é o segundo mês consecutivo com um número recorde de aposentações de docentes: 257 em setembro e, até ao final de outubro, serão 280, acima dos meses anteriores, em que a média se encontrava nas 185 saídas. A estes dados soma-se ainda o número de reformados pelo regime da Segurança Social, que não é conhecido. E, à medida que o ano letivo avança, torna-se cada vez mais difícil encontrar professores para assumir os horários libertados.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Chuva reforça 60% das reservas de água

A chuva que caiu entre 17 e 24 de outubro fez aumentar nove das 15 bacias hidrográficas (60%) do país. Ou seja, a subida do volume de água armazenado subiu 0,99%, o equivalente a 131 hectómetros cúbicos. Ainda assim, os armazenamentos continuam abaixo das médias de armazenamento de outubro de 1990/91 a 2020/21. As exceções únicas são as bacias Ave, Douro e Arade.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Secretário de Estado, sondagem e ruturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião