Casas novas em Lisboa custam 44% mais do que as existentes

Preço mediano dos alojamentos novos é de 5.197 euros/m2, em comparação com os 3.587 euros/m2 que custaram os alojamentos existentes. Em nenhum outro local do país o diferencial é tão grande.

O mercado imobiliário em Lisboa continua a destacar-se dos demais. A capital é o sítio mais caro para se comprar casa em Portugal, mas é também aquele em que a diferença entre uma casa nova e uma casa existente foi maior, contando só com os municípios mais populosos, acima dos 100 mil habitantes, nos 12 meses até ao final do segundo trimestre de 2022.

A diferença pode chegar aos 44%, se for contabilizado um preço mediano dos alojamentos novos de 5.197 euros/m2, em comparação com os 3.587 euros/m2 que custaram os alojamentos existentes. Ou seja, quem compra casa nova em Lisboa arrisca pagar mais 1.610 euros/m2 do que se comprasse uma casa existente, montante superior ao preço mediano dos alojamentos no conjunto do país, que se fixou em 1.494 euros/m2 nesse mesmo trimestre.

A tendência não é exclusiva de Lisboa – naturalmente, em todos os 24 municípios mais populosos, as casas novas foram mais caras do que as existentes. Mas o diferencial é bastante inferior nos demais municípios, mesmo em Cascais, que foi o segundo sítio mais caro. No outro extremo está Vila Nova de Famalicão, onde foi menor essa diferença, não superando os 71 euros/m2.

Lisboa registou o maior diferencial entre o preço mediano dos alojamentos novos em comparação com os existentesHugo Amaral/ECO

Mas há mais nos dados trimestrais divulgados terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostraram que o preço mediano de alojamentos familiares desacelerou em Lisboa (isto é, que a subida homóloga dos preços no segundo trimestre foi inferior à subida verificada no primeiro trimestre de 2022). Duas das 24 freguesias de Lisboa registaram, nos 12 meses acabados em junho, preços medianos de habitação superiores a 5.000 euros/m2: Santo António (5.547 euros/m2) e Marvila (5.297 euros/m2).

Além destas, o INE salienta que três outras freguesias de Lisboa registaram um preço mediano superior aos 3.704 euros/m2 registados no conjunto do concelho. Foram as freguesias de Parque das Nações (4.525 euros/m2), Campo de Ourique (4.366 euros/m2) e Alvalade (4.103 euros/m2). Nas três, observaram-se também taxas de variação homóloga superiores à de 10,7% do próprio município.

O instituto destaca ainda Marvila por outro motivo. Esta freguesia de Lisboa viu o preço mediano no segundo trimestre disparar 79,3% em termos homólogos. “Este aumento expressivo do preço mediano de habitação na freguesia de Marvila resultou, sobretudo, da venda de alojamentos novos”, que representaram 61% das transações, e “cujo valor mediano foi de 5.721 euros/m2”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casas novas em Lisboa custam 44% mais do que as existentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião