Reltio abre primeiro hub tech na Europa. “A nossa visão é fazer da Reltio Lisboa um catalisador chave para o crescimento”

O novo hub arranca com 60 pessoas e surge num momento de crescimento para a Reltio, que assegurou 120 milhões de dólares em fundos próprios e conta com uma valorização de 1,7 mil milhões.

A Reltio anunciou a abertura do seu primeiro hub tecnológico na Europa. A escolha da localização recaiu sobre Portugal, em Lisboa. “Portugal tem um ambiente virado para o futuro, favorável aos negócios, uma economia atrativa, talento de alto nível, capital e fácil acesso a mercados e clientes chave em todo o mundo”, justifica Manish Sood, CEO, presidente e fundador da tecnológica americana, à Pessoas.

O novo hub, inserido nos escritórios que a empresa já tinha na Avenida José Malhoa, arranca com 60 pessoas e surge num momento de crescimento para a Reltio, que assegurou, recentemente, 120 milhões de dólares em fundos próprios e conta com uma valorização de 1,7 mil milhões de dólares. O objetivo é continuar a recrutar em Portugal, nomeadamente através de parcerias com as universidades.

Questionado sobre o valor de investimento nesta aposta, o gestor disse apenas que foi feito um “investimento substancial” na localização do escritório em Lisboa, que representa a “maior expansão e o primeiro polo tecnológica” da Reltio na Europa.

A Pessoas falou com o fundador da Reltio sobre este novo passo no crescimento da companhia, que ajuda as empresas a nível global a controlar, ligar, filtrar e unificar, em tempo real, os seus dados de várias fontes num única fonte de informação de confiança. L’Oréal, Xeroc, CarMax, Takeda e AstraZeneca são algumas das empresas que já utilizam a plataforma Reltio.

Manish Sood é o CEO, presidente e fundador da Reltio.

Lisboa é o primeiro hub da Reltio na Europa. O que motivou esta escolha?

Desejávamos ter um local onde a tecnologia, o talento e a inovação prosperassem, e descobrimos que aqui em Lisboa, também pela posição de Portugal, se tornou um centro atrativo de tecnologia global. Não é surpresa nenhuma que muitas pessoas optem por viver e trabalhar aqui: tem um ótimo clima, uma cultura e pessoas fantásticas, e uma mentalidade favorável aos negócios, partilhada pelo Governo e comunidades empresariais de Portugal.

Para além disso, Portugal tem um ambiente virado para o futuro, favorável aos negócios, uma economia atrativa, talento de alto nível, capital e fácil acesso a mercados e clientes chave em todo o mundo.

Quais os planos de crescimento, ao nível de talento, para o hub?

Neste lançamento, começaremos com 60 pessoas no nosso escritório, contando com talento de diferentes nacionalidades.

O crescimento da Reltio exige que continuemos a expandir e que tenhamos uma presença significativa na Europa para apoiar os nossos clientes e parceiros em diferentes fusos horários, para além de aceder ao crescente conjunto de talentos tecnológicos prósperos. A nossa visão é fazer da Reltio Lisboa um catalisador chave para o crescimento das nossas capacidades tecnológicas e para a expansão da nossa lista de clientes em todos os setores.

Estabelecer uma presença em Lisboa é um grande marco nos nossos planos globais de crescimento e expansão. Já contratámos grandes talentos, e queremos continuar a recrutar de Portugal, não só mas também através de parcerias com as universidades locais.

Estabelecer uma presença em Lisboa é um grande marco nos nossos planos globais de crescimento e expansão. Já contratámos grandes talentos, e queremos continuar a recrutar de Portugal, não só mas também através de parcerias com as universidades locais.

Querem continuar a recrutar. De que tipo de perfis precisam?

A nossa visão é fazer da Reltio em Lisboa um catalisador chave para o crescimento das nossas capacidades tecnológicas e para a expansão da nossa lista de clientes em toda a linha. As competências que iremos desenvolver e trazer para Portugal encontram-se direcionadas para a área de big data e cloud.

Que serviços serão prestados a partir de Portugal? E para que mercados?

Este novo escritório demonstra o nosso crescimento e a nossa convicção de que o mercado europeu tem muitas oportunidades para expandir o nosso negócio, forjar novas relações e parcerias, atrair talento tecnológico e servir como um centro polivalente da União Europeia à medida que continuamos a expandir o nosso alcance.

Temos uma presença multifuncional em Portugal, apoiando todas as áreas do nosso negócio, com profissionais nas seguintes funções: QA, developers, engenheiros, RH, tech ops ou engenharia avançada de clientes (equipa ACE).

Qual o modelo de trabalho que vigora no hub?

Os nossos colaboradores podem escolher qualquer modelo que funcione melhor para eles, incluindo remoto, híbrido ou no escritório.

Em vez de adotarmos uma abordagem dogmática, oferecemos flexibilidade para que as nossas equipas possam tomar as decisões mais adequadas ao projeto ou à característica em que estão a trabalhar. Acreditamos que a colaboração presencial é ideal para o brainstorming e a resolução de problemas difíceis. (…) Há outras alturas em que a criação de software requer uma capacidade de foco nítida e atenção indivisível e, para este tipo de trabalho, o trabalho remoto é ideal.

Em vez de adotarmos uma abordagem dogmática, oferecemos flexibilidade para que as nossas equipas possam tomar as decisões mais adequadas ao projeto ou à característica em que estão a trabalhar. Acreditamos que a colaboração presencial é ideal para o brainstorming e a resolução de problemas difíceis. Portanto, encorajamos a presença no escritório quando essa colaboração é necessária. Há outras alturas em que a criação de software requer uma capacidade de foco nítida e atenção indivisível e, para este tipo de trabalho, o trabalho remoto é ideal.

Qual o investimento que a abertura do hub em Lisboa implicou?

Como empresa privada, a Reltio não divulga informação financeira. No entanto, podemos dizer que fizemos um investimento substancial na localização do nosso escritório aqui em Lisboa, que é a nossa maior expansão e o nosso primeiro polo tecnológico na Europa. Esta cidade é um centro vibrante de negócios e empresas de tecnologia de vanguarda, e é um lugar onde queremos estar agora e no futuro.

Estamos entusiasmados por nos juntarmos a um polo tecnológico florescente, emergente e em crescimento em Portugal que expande a nossa presença na Europa, um mercado em crescimento que é atrativo para nós.

Depois de Lisboa há planos para novos hubs no país?

Estamos sempre a avaliar a necessidade de estarmos mais próximos dos nossos clientes, dos talentos tecnológicos e dos mercados que servimos. Esta é a nossa maior localização mais recente e estamos empenhados em estabelecer o nosso escritório de Lisboa como base das nossas aspirações de crescimento europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reltio abre primeiro hub tech na Europa. “A nossa visão é fazer da Reltio Lisboa um catalisador chave para o crescimento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião