5 coisas que vão marcar o dia
Aprovada na primeira votação parlamentar, a proposta de Orçamento do Estado começa a ser discutida na especialidade e... à mesa do Conselho do Estado. Sentimento económico e inflação na agenda do INE.
O Palácio de Belém volta a estar no centro do debate político depois de dois dias em que esteve concentrado na Assembleia da República, que discutiu na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2023. Cá dentro, o financiamento da Segurança Social volta à agenda. Lá fora, Elon Musk deve fechar oficialmente a compra do Twitter.
Conselho de Estado analisa “situação económica e social”
Um dia depois da aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2023 na generalidade, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir esta sexta-feira o Conselho de Estado. O encontro, agendado para as 15h no Palácio da Cidadela, em Cascais, tem como único ponto da ordem de trabalhos a “análise sobre a situação económica e social em Portugal”, de acordo com um comunicado emitido pela Presidência.
Arrancam audições sobre OE2023 na especialidade
Após a primeira votação parlamentar, assegurada pelo voto da bancada socialista em maioria absoluta no Parlamento, os deputados vão agora começar a discutir o diploma apresentado por Fernando Medina em sede de especialidade. As audições começam esta manhã com o Tribunal de Contas (9h), prosseguem às 11h com o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e fecham o dia de trabalhos com a ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a partir das 16h.
Sentimento económico e inflação na agenda do INE
Esta sexta-feira é igualmente um dia forte em termos de publicações do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Serão divulgados os dados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores relativos ao mês de outubro, além da estimativa rápida para este mês do Índice de Preços no Consumidor. Finalmente, mas tendo como base o mês de setembro, o INE vai publicar o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio a Retalho.
Conferência e estudo sobre financiamento da Segurança Social
A UGT assinala o 44.º aniversário com uma conferência dedicada ao tema da Segurança Social. O encontro, que acontece esta tarde, a partir das 15h30 no Hotel Vila Galé Coimbra, será aberto pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho. Destaque para a apresentação de um estudo da autoria de Paulo Pedroso, professor do ISCTE-IUL, sobre “A sustentabilidade, a diversificação de fontes de financiamento e o desafio dos regimes profissionais em Portugal”, que será comentado pelo ex-ministro José Silva Peneda e pela presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Teresa Fernandes.
Musk fecha compra do Twitter
Esta sexta-feira, o multimilionário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, deve fechar, finalmente, o negócio de compra do Twitter por 54,2 dólares por ação, o que totaliza 44 mil milhões de dólares. É que o dia 28 de outubro foi precisamente definido como o prazo-limite para a conclusão do acordo por parte de Kathaleen McCormick, a juíza do tribunal de Delaware que tem em mãos o processo judicial que opunha as partes, quando no início deste mês decidiu adiar a data do julgamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}