Exportações crescem 28% no terceiro trimestre. Comércio internacional supera níveis de 2019

Comércio internacional está acima dos níveis registados em 2019, no período antes da pandemia. Mesmo assim, crescimento homólogo no terceiro trimestre abranda.

As exportações de bens cresceram 28% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações aumentaram 35,3%, segundo revela a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira. Números representam, ainda assim, um abrandamento face ao trimestre anterior.

Isto já que no segundo trimestre de 2022, as taxas de variação homóloga foram de 31,2% nas exportações e 38,3% nas importações, de acordo com o gabinete de estatísticas.

O comércio internacional já está bem acima do nível registado em 2019, antes da pandemia. Face ao terceiro trimestre de 2019, os aumentos foram de 38,9% nas exportações e 43,5% nas importações, segundo sinaliza o INE.

As trocas comerciais com outros países têm vindo a aumentar, sendo que o ministro da Economia sinalizou no debate do Orçamento do Estado para 2023 que “vamos chegar ao fim do ano com exportações a representar 49% do PIB”, sendo que destes, 20% correspondem ao turismo (que não está incluído nestas estatísticas, já que dizem respeito apenas aos bens).

Estes resultados são uma primeira estimativa, que “incorpora uma primeira versão dos dados de setembro e revisões dos resultados dos dois meses anteriores, em consequência da inclusão de nova informação recebida no INE”.

(Notícia atualizada às 11h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações crescem 28% no terceiro trimestre. Comércio internacional supera níveis de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião