Exclusivo Nova, Universidade do Porto e Católica são as escolas com mais alunos empreendedores

Ao todo, as três universidades que ocupam o pódio formaram 740 estudantes que fundaram empresas.

A Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade Católica Portuguesa são as instituições nacionais de ensino superior com mais empreendedores alumni. Ao todo, as três universidades que ocupam o pódio formaram 740 estudantes que fundaram, mais tarde, empresas, revela o University Ranking Report 2022, elaborado pela Startup Portugal, a que a Pessoas teve acesso. Para promover o empreendedorismo no meio universitário, a partir de 2023, a Startup Portugal vai atribuir um prémio à universidade portuguesa com mais destaque no ecossistema empreendedor.

“Decidimos lançar este ranking com o objetivo de chamar a atenção das universidades para a necessidade de uma crescente e sustentada promoção do empreendedorismo no meio universitário”, começar por explicar António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal. E, a um dia da Web Summit, alerta: “Ainda há muito trabalho a ser feito para promover o empreendedorismo no nosso sistema de ensino.”

Os dados dão disso conta. Entre 2022-2023 inscreveram-se 433.217 alunos em Portugal em 120 instituições de ensino, só este ano, 44,5% dos residentes, entre os 30 e 34 anos, concluíram uma formação de nível superior, uma subida de 0,5 pontos percentuais face ao ano anterior. O número de pessoas empregadas com formação superior em Portugal subiu de 1,45 milhões em 2020, cerca de 31% da população, para 1,65 milhões, ou 34%.

Os dados compilados pela Startup Portugal também permitem retirar outros insights. De acordo com os dados da plataforma Dealroom, usada pela Startup Portugal para fazer o mapeamento do ecossistema nacional, há 1.509 fundadores oriundos de 47 instituições de ensino superior em Portugal, de um total de 433.212 alunos matriculados, em mais de 120 instituições de ensino superior em 2022.

Destes alummi founders, 77,4% fizeram a sua formação no ensino público, com apenas 22,6% a serem oriundos do privado. Mas, alerta o estudo, tendo em conta que ensino superior público absorve 81% dos alunos inscritos no ensino superior, e o ensino privado apena 19%, há uma “predominância de founders em instituições de ensino superior privadas”.

Decidimos lançar este ranking com o objetivo de chamar a atenção das universidades para a necessidade de uma crescente e sustentada promoção do empreendedorismo no meio universitário. (…) Ainda há muito trabalho a ser feito para promover o empreendedorismo no nosso sistema de ensino.

António Dias Martins

Diretor executivo da Startup Portugal

“Tendo em conta o fosso entre o número de inscritos em universidades — mais de 433 mil — e o número de fundadores alumni, reconhecemos que ainda há muito trabalho a fazer para promover o empreendedorismo no nosso sistema de educação”, alerta a Startup Portugal. De modo a fazer subir os números de startups em Portugal, que hoje já são mais de 2.000.

E para chamar a atenção das universidades para a necessidade de promover o empreendedorismo universitário, a partir de 2023, a Startup Portugal vai atribuir um prémio anual à universidade portuguesa com mais destaque no ecossistema empreendedor nacional.

Nova, Universidade do Porto e Católica no pódio

A Universidade Nova de Lisboa ocupa o primeiro lugar do ranking, com 268 fundadores alumni num total de 21.873 estudantes. Segue-se a Universidade do Porto, com 241 alunos que fundaram empresas, num universo de 31.092, e, finalmente, a Universidade Católica Portuguesa, de onde saíram 231 estudantes fundadores, de um total de 11.855 alunos.

O top 10 fica completo com a presença da Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, ISCTE, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Lusófona do Porto. A última instituição de ensino do ranking regista apenas 30 fundadores alumni.

De salientar ainda que, das três universidades mais antigas presentes no top 10, duas fazem parte do pódio.

Esta primeira edição visa ainda incentivar as universidades, os seus alunos e alumni a registar os seus projetos na plataforma de mapeamento do ecossistema Dealroom, para que as conclusões sejam cada vez mais rigorosas e representativas da realidade no panorama do empreendedorismo no Ensino Superior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova, Universidade do Porto e Católica são as escolas com mais alunos empreendedores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião