Hoje nas notícias: Centeno, TAP e julgamentos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O governador do Banco de Portugal defende que manter taxas de inflação elevadas “teria um custo recessivo maior do que aquele que o aumento das taxas de juro provoca”. A CEO da TAP pede cautela em estabelecer prazo para a venda da companhia. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Centeno: “Manter a inflação elevada teria um custo recessivo ainda maior”
Em contracorrente com as declarações do primeiro-ministro e do Presidente da República na semana passada, o governador do Banco de Portugal (BdP) saiu em defesa do Banco Central Europeu (BCE) e argumenta que manter taxas de inflação elevadas “teria um custo recessivo maior do que aquele que o aumento das taxas de juro provoca”. Em entrevista ao Público, Mário Centeno pede ainda às empresas e aos países do euro que ajudem no combate à inflação, que “não é um exclusivo dos bancos centrais”.
Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)
“É preciso cautela em dar um prazo para a venda da TAP”, diz CEO da companhia
O Governo quer vender a TAP dentro de um ano, mas a CEO da companhia aérea pede “cautela em estabelecer um prazo”. “Só para a aprovação do plano de reestruturação foi preciso um ano”, recorda Christine Ourmières-Widener, em entrevista ao Jornal de Negócios, sublinhando que “qualquer processo que seja material e que tenha de ser aprovado vai demorar muito tempo”. Antes da venda, a presidente executiva da TAP considera que é necessário “assegurar muitas coisas que são estratégicas” para a transportadora, “como os trabalhadores, o hub em Lisboa, o peso da companhia na economia do país e a ligação a países-chave”.
Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Centenas de julgamentos adiados por falta de transporte
Com a greve dos guardas prisionais em curso a diligências não urgentes, já foram adiadas 392 audiências, na sua maioria de julgamento, durante cerca de dois meses. Para mitigar os efeitos do protesto, que deverá durar pelo menos até ao fim do ano, os tribunais têm adotado medidas como classificar as sessões como inadiáveis e recorrer a videoconferência.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Elites apoiam Rui Rocha na liderança da IL, Carla Castro aposta nas bases
A corrida à sucessão de João Cotrim Figueiredo na liderança da Iniciativa Liberal divide-se entre dois deputados do partido que, aparentemente, faziam parte da mesma equipa e da mesma linha política do ainda presidente. Com a iminente saída de Cotrim Figueiredo, a estrutura da IL, que apoia Rui Rocha, e as bases do partido, a aposta de Carla Castro, confrontam-se numa luta mais renhida do que o previsto. Cotrim Figueiredo já anunciou apoio à candidatura de Rui Rocha.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Jogos sociais e online renderam mais de 291 mil euros por dia ao SNS
Os jogos sociais da Santa Casa, como o Euromilhões, o Totoloto e as raspadinhas, e os jogos de apostas online, como o Placard, deram aos cofres do Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais de 291 mil euros por dia em 2021. No total, o contributo destes jogos para o SNS ao longo do ano passado foi superior a 106 milhões de euros, mais quatro milhões face a 2020, segundo dados do Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras e Orçamentais da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Centeno, TAP e julgamentos
{{ noCommentsLabel }}