Preços do gás natural sobem mais de 3%, para 130 euros por MWh
Este desempenho acontece numa altura em que se perspetivam temperaturas mais frias do que o normal no noroeste da Europa até ao início de dezembro, o que poderá impulsionar a procura por aquecimento.
Os preços do gás natural na Europa estão novamente a disparar, com os comercializadores focados nas previsões meteorológicas, enquanto as interrupções no fornecimento em locais chave realçam o risco de potenciais falhas no inverno.
O contrato Dutch TTF Gas para entrega em dezembro está esta manhã a subir 3,68%, para 130,49 euros por MWh, quando na sessão anterior fechou a negociar nos 125,86 euros por MWh. Nos últimos cinco dias acumulou uma queda 4,08%. Mas esta manhã já estiveram a subir 7,26%, para 135 euros por MWh.

Este desempenho acontece numa altura em que se perspetivam temperaturas mais frias do que o normal no noroeste da Europa até ao início de dezembro, o que poderá impulsionar a procura por aquecimento após um mês de outubro quente.
Enquanto as recentes temperaturas amenas e as reservas de gás mais cheias do que o normal aliviaram a crise energética que tem assolado o continente nos últimos meses, as condições mais frias que se preveem para as próximas semanas ou ruturas de abastecimento rapidamente podem levar os países a recorrer aos stocks, ameaçando o racionamento de gás.
Dois gasodutos na Noruega estão a ter reduções de capacidade não planeadas esta quinta-feira, segundo o operador de rede norueguesa Gassco, embora se espere que os fluxos totais do país nórdico se mantenham por agora globalmente estáveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços do gás natural sobem mais de 3%, para 130 euros por MWh
{{ noCommentsLabel }}