Consórcio da Unbabel vai investir 75 milhões e criar mais de 200 empregos em Portugal

Estima-se que o consórcio de IA Responsável - que envolve startups e indústria - possa vir a ter um impacto de 250 milhões de euros em exportações até 2030. 

O consórcio de Inteligência Artificial (IA) liderado pela Unbabel vai investir 75 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e criar 210 postos de trabalho, anunciou a startup de LangOps (Language Operations) durante a Web Summit. Estima-se que o consórcio possa vir a ter um impacto de 250 milhões de euros em exportações até 2030.

“Estamos a criar o que é o maior consórcio de IA Responsável do mundo. Nele, vamos desenvolver um círculo virtuoso entre startups e centros de investigação avançados, criando os produtos de IA da próxima geração e posicionando Portugal na vanguarda mundial da IA. Foi para nós um enorme privilégio poder liderar este consórcio onde se juntam algumas das mentes mais brilhantes em Portugal a inventar o futuro da IA”, diz Paulo Dimas, vice-presidente de Inovação na Unbabel.

Liderado pela Unbabel, o consórcio pretende desenvolver 21 novos produtos de IA, criar mais de 200 empregos e atribuir 132 mestrados e doutoramentos. O anúncio feito durante a cimeira tecnológica junta-se ao feito pelo consórcio liderado pela Defined.ai de Daniela Braga na passada quarta-feira: 34,5 milhões para desenvolver IA em português e criar cerca de 100 postos de trabalho.

“O consórcio em IA Responsável representa um nível de colaboração único a nível nacional e internacional: são onze startups, uma sociedade de advogados, oito centros de investigação e cinco parceiros industriais que se uniram para, em colaboração, desenvolver novas formas de inteligência artificial mais responsável, ou seja, IA menos enviesada, mais explicável, mais eficiente e amiga do ambiente. Com orçamento para a formação de mais 132 mestres e doutorados, e com aplicação e impacto em várias indústrias, este é um projeto único a nível mundial e que me enche de orgulho em participar”, diz Pedro Bizarro, cofundador e Chief Science Officer da Feedzai, outra das 11 empresas do consórcio, citado em comunicado.

As tecnologias de IA Responsável irão ainda permitir fazer a tradução automática de conteúdos clínicos, permitindo, por exemplo, acelerar os ensaios clínicos de uma vacina e a sua entrada no mercado. “Este será um dos 21 produtos inovadores de IA que irão ser desenvolvidos pelo consórcio.”

“O consórcio irá permitir à Bial trazer os seus desafios em Inteligência Artificial para um universo de startups e centros de investigação avançados, criando sinergias únicas que nos permitirão competir globalmente em IA, acelerando a descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos”, diz António Portela, CEO da Bial, que também está envolvida na parceria.

Unbabel, Feedzai, Sword Health, Apres, Automaise, Emotai, NeuralShift, Priberam, Visor.ai, YData e YooniK, Fundação Champalimaud, CISUC, FEUP, Fraunhofer Portugal AICOS, INESC-ID, IST, IST-ID/ISR, IT, Vieira de Almeida, Bial, Centro Hospitalar de São João, Luz Saúde, Grupo Pestana e SONAE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consórcio da Unbabel vai investir 75 milhões e criar mais de 200 empregos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião