Airbus explica combustível verde da aviação aos miúdos

Combustível sustentável para aviões pode ser feito a partir de materiais como algas, hidrogénio ou resíduos como óleo de cozinha utilizado.

Quem olhar para o céu nos próximos tempos pode não ver muitas diferenças para hoje, mas a verdade é que o que faz os aviões voar vai mudar. Os novos combustíveis sustentáveis para a aviação, feitos a partir de matérias como algas ou hidrogénio, que vão substituir os combustíveis fósseis já estão a ser desenvolvidos e vão ajudar a reduzir as emissões de CO2.

A explicação é dada pela Airbus, numa série que tem como objetivo explicar às crianças os combustíveis do futuro. Isto já que o combustível utilizado atualmente “vem dos restos de plantas e animais que viveram há milhões de anos” e liberta um gás para o ar, dióxido de carbono (CO2), cujas emissões em grande quantidade não são boas para a saúde do planeta.

Já o novo combustível verde para aviação é feito de coisas como algas e resíduos como óleo de cozinha usado, que pode dar força a aviões até dos maiores.

Pode também ser feita uma combinação de CO2 com hidrogénio, para as aeronaves de médio porte. O hidrogénio já foi usado como combustível para ir para o espaço ou até para balões, mas está agora a ser desenvolvido para aviões. Já para aviões pequenos que apenas voam curtas distâncias, podem ser usadas baterias de hidrogénio.

Os cientistas estão a trabalhar nestas soluções, que podem levar a menos emissões de dióxido de carbono, podendo mesmo a representar até cinco vezes menos de emissões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbus explica combustível verde da aviação aos miúdos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião