Linha de alta velocidade será “altamente rentável”, prevê ministro

Ministro das Infraestruturas lembra que Portugal tem "grandes limitações financeiras" e que "é necessário fazer escolhas" sobre investimentos prioritários para caminho de ferro e estradas.

“Não temos dúvidas de que a operação da linha de alta velocidade será altamente rentável”. Esta é a visão do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, para a nova linha Porto-Lisboa. Quanto à operação deste troço, o ministro gostaria que a CP tomasse parte, embora lembre que outras empresas possam pôr comboios a circular nesta linha. O governante adiantou ainda que o Plano Ferroviário Nacional (PFN) será posto em discussão pública ainda em 2022 – com um ano de atraso.

“Não estamos livres de que outros operadores possam concorrer à exploração da nova linha. A nossa esperança é que a CP possa operar esta linha. Não temos dúvidas de que a operação da linha de alta velocidade será altamente rentável. Não queremos perder isso. Era só o que faltava que viessem comboios de outras operadoras“, referiu Pedro Nuno Santos durante a audição na especialidade relativa ao Orçamento do Estado para 2023.

Para que a CP possa ter comboios na nova linha Porto-Lisboa – cuja primeira fase será posta a funcionar ainda em 2028 –, necessita de ter a sua dívida perdoada. Só com o passivo ‘limpo’, a empresa estará autorizada a investir 336 milhões de euros na compra de 12 comboios de alta velocidade, para poderem circular a 300 km/h.

Calendário do projeto da nova linha Porto-Lisboa, nas fases 1 e 2.

Os comboios de alta velocidade vão fazer parte do serviço comercial da CP, pelo que não podem ser comprados com financiamento do Estado e da União Europeia. A empresa tem de recorrer a fundos próprios para pagar a encomenda. “A operação mais do que vai pagar os comboios que a empresa vai comprar”, refere Pedro Nuno Santos.

Se a transportadora pública portuguesa não tiver material a tempo, a nova linha poderá ser operada pelos espanhóis da Renfe, que a partir de 2023 terá um comboio de alta velocidade, o Avril, para circular na linha entre Ourense e Santiago de Compostela a 300 km/h e em bitola ibérica. Ou seja, Espanha pode desarmar completamente a concorrência de Portugal e do resto da União Europeia, onde domina a bitola europeia e são raros os comboios de bitola variável.

Sobre a ‘limpeza’ da dívida, Pedro Nuno Santos recordou: “Já houve declarações minhas que não foram agradáveis”. A demora na reestruturação da dívida foi o principal motivo para a saída de Nuno Freitas da CP, em 1 de outubro de 2021, a menos de três meses do final do mandato. Pedro Nuno Santos atirou-se, depois, ao então ministro das Finanças, João Leão.

A nova linha Porto-Lisboa será uma das ligações a colocar no Plano Ferroviário Nacional (PFN), documento que vai determinar a estratégia de longo prazo para a rede das linhas de comboio de Portugal. O plano será posto em discussão “até ao final do ano”, um ano depois do prazo inicialmente previsto, o último trimestre de 2023. O documento apenas será submetido ao Parlamento durante o ano de 2023.

Ainda sobre ferrovia, Pedro Nuno Santos assumiu o objetivo de ligar a cidade de Viseu à Linha da Beira Alta – Viseu não tem comboios desde 1990 – e que a estação de Espinho na Linha do Norte poderá voltar a ter o serviço da Linha do Vouga – o percurso em via estreita está encerrado desde 2008 e passou para Espinho-Vouga, a 500 metros de distância.

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