Se as empresas baixarem investimento em I&D estarão a “matar as próximas décadas”, diz Elvira Fortunato

“Faz falta uma aproximação maior entre as universidades e a indústria", defende a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que será uma das oradoras da conferência Fábrica 2030, do ECO.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defende que é “fundamental” que as empresas mantenham o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), apesar da incerteza provocada pela guerra, a subida dos custos de financiamento e o aumento dos custos. Elvira Fortunado, que será uma das oradoras na conferência Fábrica 2030, organizada pelo ECO, considera também que “ainda faz falta uma aproximação maior entre as universidades e a indústria”, apesar dos progressos feitos nos últimos anos.

Se as empresas não mantiverem investimento em I&D estarão a “matar as próximas décadas”, afirma a ministra na talk que será transmitida durante a conferência Fábrica 2030, que decorre amanhã, dia 10 de novembro, na Alfândega do Porto e que tem como tema: “Que indústria de futuro queremos para Portugal?”

Elvira Fortunato, que inventou o transístor de papel e foi pioneira da eletrónica transparente, é uma defensora da investigação aplicada. A governante considera que as empresas e as universidades estão hoje menos de costas voltadas, mas “ainda faz falta uma aproximação maior entre as universidades e a indústria. Não estamos ainda no pleno, contudo estamos melhor do que estávamos há uns anos a esta parte”.

A ministra deixou elogios aos laboratórios colaborativos, uma iniciativa do anterior Governo que apadrinhou, justamente por permitirem que as empresas trabalhem em conjunto com os centros de saber. “Neste momento existem já 41. Para a dimensão que o país tem é já um número suficiente”, considera.

Elvira Fortunato deixa também elogios ao ecossistema de inovação em Portugal, recordando a sua recente passagem pela Web Summit: “Temos startups que são tão boas ou melhores do que as que existem noutras partes do mundo”, afirma.

Pode assistir à conversa na íntegra com Elvira Fortunato na conferência Fábrica 2030, presencialmente ou online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Se as empresas baixarem investimento em I&D estarão a “matar as próximas décadas”, diz Elvira Fortunato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião