Défice da balança comercial tem segundo maior valor do ano em setembro

Importações superaram as exportações em 2,699 mil milhões de euros em setembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Setembro foi o quarto mês do ano com mais importações e exportações.

O défice da balança comercial registou em setembro o segundo maior valor do ano. As importações superaram as exportações em 2,699 mil milhões de euros, segundo as estatísticas do comércio internacional publicadas esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em setembro, as exportações e importações tiveram o quarto maior valor do ano. Os bens de Portugal para o estrangeiro valeram 6,85 mil milhões de euros, mais 24,7% do que em igual mês de 2021. De fora para dentro do país, os produtos importados valeram 9,549 mil milhões de euros, mais 29,6% do que em setembro do ano passado.

As importações de combustíveis e de lubrificantes tiveram a maior variação na balança comercial: em setembro, aumentaram 51%, para 1,515 mil milhões de euros. Logo a seguir vieram as importações de material de transporte e de acessórios, que somaram 46,3%, para 1,142 mil milhões de euros.

As exportações de combustíveis e de lubrificantes também tiveram um aumento significativo, de 39,6%, para 459 milhões de euros. No entanto, a balança comercial nestes produtos é claramente deficitária para Portugal, no valor de 1,056 mil milhões de euros. Também no material de transporte e acessórios registou-se défice, pois as exportações ficaram 36 milhões de euros abaixo das importações.

Por países, Espanha reforçou o estatuto de principal cliente de Portugal. Os envios para Espanha cresceram 20,8%, para 1,841 mil milhões de euros; os recebimentos do país vizinho aumentaram ainda mais (28,8%), para 3,103 mil milhões. Ou seja, agravou-se o défice da balança comercial com o principal parceiro económico de Portugal.

França manteve-se como segundo maior cliente das empresas nacionais, com um aumento de 21,4%, para 856 milhões de euros. As importações com os franceses aumentaram ainda mais, em 29,5%, para 577 milhões de euros. Ainda assim, a relação comercial entre Portugal e França continua a ser positiva para os lusitanos.

A Alemanha é o terceiro país para onde Portugal envia mais produtos, na ordem dos 759 milhões de euros (+23,8%). Já nos recebimentos, o montante passou para 1,107 mil milhões de euros (+26,5%), tendo sido agravado o défice comercial.

(Notícia atualizada às 11h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice da balança comercial tem segundo maior valor do ano em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião