Fintech Solutions lança 2.ª edição do programa de inovação para setor financeiro e fintechs

Nesta edição participa a Allianz, o Banco BPI, a Cofidis, a Tranquilidade e a Unicre.

Vem aí a segunda edição do Fintech Innovation Lab, o programa da Fintech Soluitons que junta instituições financeiras ao ecossistema de startups fintech. O objetivo do programa é servir de plataforma de experimentação de soluções inovadoras para o setor financeiro entre startups fintech e instituições maduras. Nesta edição participa a Allianz, o Banco BPI, a Cofidis, a Tranquilidade e a Unicre. As candidaturas abrem em janeiro.

“A Fintech Solutions criou Fintech Innovation Lab para dar ao ecossistema um programa desenhado por startups e instituições maduras e que compreende os desafios da inovação no setor financeiro”, António Ferrão, diretor da Fintech Solutions, em comunicado.

António Ferrão, diretor da Fintech Solutions.

O programa criado pelo braço de consultoria da associação sem fins lucrativos Portugal Fintech pretende proporcionar aos players do setor financeiro e a startups da área financeira um espaço de cocriação de produtos financeiros inovadores. De janeiro a abril, as startups fintech vão beneficiar de canais diretos de interação com decisores-chave da indústria financeira em Portugal e também de parceiros especializados, como é o caso da Morais Leitão na área legal.

Neste momento, as instituições financeiras estão a definir os desafios que querem propor ao ecossistema fintech para serem exploradas no Lab.

“A cooperação com fintechs é uma estratégia ágil para inovarmos mais rápido e é isso que procuramos no Fintech Innovation Lab”, afirma João Freitas, responsável por digital products and value creation e membro do comité executivo do Grupo Cofidis.

Também João Saraiva, head of transformation da Tranquilidade, encara o Fintech Innovation Lab como “um veículo que nos permite inovar de forma estruturada, em interação com o ecossistema de startups europeu”.

“Na Unicre acreditamos que a inovação é a chave do sucesso e que a colaboração com startups e a proximidade com o ecossistema fintech produz resultados valiosos para o desenvolvimento de melhores soluções. Este ano voltamos a participar no programa, com uma renovada expectativa quanto ao resultado que podemos alcançar com este trabalho conjunto”, assegura a Unicre.

O Fintech Innovation Lab está dividido em quatro fases: a primeira consiste na exploração de desafios das empresas participantes a serem propostos às startups fintech. Numa segunda fase, abre o período de candidaturas e posterior seleção de fintechs que consigam resolver os desafios apresentados. Na terceira fase, as empresas e as startups interagem de modo a explorar oportunidades de colaboração e, por fim, na última e quarta fase ocorre a alocação das startups à instituição financeira com que vão trabalhar e definição dos requisitos técnicos e legais de testagem de uma possível solução entre a empresa e a startup.

“A entrada no Fintech Innovation Lab para nós, Allianz, mostra como queremos fazer inovação também com o ecossistema nacional de startups”, diz José Francisco Neves, CMO e CTO na Allianz.

Por seu turno, o BPI destaca que “tem feito uma forte aposta na aproximação ao ecossistema” e que a participação no Fintech Innovation Lab é “mais um exemplo dessa estratégia”.

As candidaturas abrem em janeiro no site da Fintech Solutions. Qualquer startup fintech estabelecida no mercado que tenha desenvolvido um produto tecnológico para o setor financeiro pode-se candidatar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fintech Solutions lança 2.ª edição do programa de inovação para setor financeiro e fintechs

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião