Direto Após reunião no Infarmed, ministro da Saúde rejeita regresso das medidas Covid de “natureza obrigatória”

À saída da reunião do Infarmed, o ministro da Saúde reiterou que não vê necessidade de regressarem as medidas Covid de "natureza obrigatória".

Quase nove meses depois desde a última reunião, especialistas, Governo e partidos estiveram reunidos esta sexta-feira no auditório do Infarmed para avaliarem a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

Neste encontro, João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, destacou que a sublinhagem B.A.5 da Ómicron continua a ser dominante em Portugal, mas sublinhou que outras sublinhagens desta variante estão a aumentar “consideravelmente” a sua frequência, dando como exemplo a BQ.1.

Ainda assim, os especialistas sublinharam que as vacinas “bivalentes” e originais continuam a demonstrar um elevada eficácia na prevenção contra a doença grave, ainda que os dados preliminares apontem para uma ligeira diminuição da proteção nestas novas sublinhagens.

No que toca à campanha de vacinação que está a decorrer, o coronel Penha Gonçalves adiantou que já foram vacinadas um milhão e 800 mil pessoas contra a Covid e um milhão e 900 mil contra a gripe. As autoridades de Saúde vão aumentar a capacidade de vacinação em cerca de 10%, tendo em vista vacinar com a dose de reforço os cidadãos a partir dos 50 anos “até ao final do ano”.

À saída, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, voltou a rejeitar a adoção de mais “medidas de saúde pública de natureza obrigatória”, mas lembrou que “virar a página não significa decretar o fim da pandemia por Covid-19”.

Nota: A transmissão da reunião do Infarmed pelo Governo esteve interrompida durante largos minutos devido a problemas técnicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após reunião no Infarmed, ministro da Saúde rejeita regresso das medidas Covid de “natureza obrigatória”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião