Tem mais de 70 anos? “Casa Aberta” para reforço da vacina Covid disponível a partir desta terça-feira

Os cidadãos com 70 ou mais anos de idade podem a partir desta terça-feira receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade “Casa Aberta”.

A partir desta terça-feira, os cidadãos com 70 ou mais anos de idade podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade “Casa Aberta”, isto é, sem agendamento prévio.

“Estas vacinas têm uma duração relativamente curta, especialmente nas pessoas com mais de 70 anos”, adiantou o coronel Penha Gonçalves, em declarações à RTP3, notando que “há muitas pessoas” nesta faixa etária “que ainda não vieram à vacinação e não devem atrasar este processo”.

Por isso, “hoje [terça-feira] vamos abrir a “Casa Aberta” para as pessoas com mais de 70 anos”, revelou o coordenador da task force da vacinação contra a Covid-19. Apesar de não ser necessário agendamento prévio, as autoridades recomendam recurso às senhas digitais para facilitar a organização deste processo.

Além disso, está ainda disponível a “Casa Aberta” para grupos profissionais prioritários, com recurso a senhas digitais, e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos.

A campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe arrancou a 9 de setembro, prevê abranger cerca de três milhões de portugueses, num processo que se estima que dure 100 dias. Num ponto de situação sobre o processo, Penha Gonçalves destacou que Portugal está “mais ou menos a dois terços do processo”, havendo “cerca de 1,8 milhão de vacinados” tanto para gripe como para a Covid. “O processo está a decorrer com a velocidade e com o passo como planeámos”, sinalizou.

Na sexta-feira, vai haver uma nova reunião de peritos no Infarmed para fazer um ponto de situação da Covid-19. Aquando deste anúncio, o ministro da Saúde referiu ainda que a interrupção do estado de alerta no início de outubro “não significava” o fim da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem mais de 70 anos? “Casa Aberta” para reforço da vacina Covid disponível a partir desta terça-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião