Explorer triplica para 300 milhões o valor que tinha investido no Fundo III

Totalmédia, Brandcare, São Roque, Finieco, Grestel, Espaço Casa e Globaltest foram as empresas compradas e alienadas no Fundo III pela Explorer Investments, que reclama um lugar no top 10% europeu.

A Explorer Investments concluiu o processo de alienação de todas as empresas participadas do Fundo Explorer III, cujo retorno global permitiu mais do que triplicar o montante investido, para mais de 300 milhões de euros.

Em comunicado, a sociedade gestora criada em 2003 por Rodrigo Guimarães e Elizabeth Rothfield salienta que, com esta valorização, este instrumento posiciona-se no top 10% dos fundos europeus iniciados em 2009 com melhor rentabilidade e retorno para os investidores.

O Fundo III iniciou o seu período de investimento em 2010, tendo adquirido a Totalmédia (aquisição 2010; venda 2021), a Brandcare (aquisição 2013; venda 2017), a São Roque (aquisição 2013; venda 2018), a Finieco (aquisição 2013; venda 2019), a Grestel (aquisição 2014; venda 2021), a Espaço Casa (aquisição 2014; venda 2021) e a Globaltest (aquisição 2014; venda 2022).

Este retorno foi possível com o trabalho de valorização que fizemos nas empresas participadas do fundo e é prova da resiliência e do potencial do tecido empresarial português.

Pedro Coutinho

Sócio responsável pela área de Private Equity da Explorer

A sociedade que gere e assessora fundos com ativos superiores a 1,4 mil milhões de euros divididos em três áreas de negócio (Private Equity, Turismo e Imobiliário) iniciou já o closing deste fundo – a última alienação foi fechada em agosto, com a Controlauto da Brisa a comprar os centros de inspeção da Globaltest – e encontra-se agora em fase de investimento do Fundo IV.

“Este retorno foi possível com o trabalho de valorização que fizemos nas empresas participadas do fundo e é prova da resiliência e do potencial do tecido empresarial português. (…) O sucesso do investimento passou, sobretudo, pelo investimento diversificado em empresas de diferentes setores, com potencial de crescimento internacional e resilientes aos diferentes ciclos económicos”, resume Pedro Coutinho, sócio responsável pela área de Private Equity.

O responsável da Explorer, que tem uma equipa constituída por mais de 20 profissionais, com experiência complementar em banca de investimento, consultoria e indústria, destaca, por outro lado, citado no mesmo comunicado, que o “profissionalismo e alinhamento com as equipas de gestão, bem como uma gestão disciplinada das empresas, foram fatores muito importantes para o retorno obtido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Explorer triplica para 300 milhões o valor que tinha investido no Fundo III

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião