FTX abre falência e fundador Bankman-Fried pede a demissão

Já foi a terceira maior corretora de criptomoedas do mundo, mas a perda de confiança dos clientes deixou a FTX em maus lençóis. Empresa entra agora em falência e o fundador pediu a demissão.

A corretora de criptomoedas FTX avançou com um pedido de falência nos EUA, depois de uma corrida aos levantamentos ter provocado graves problemas de liquidez à companhia. O jovem fundador da empresa, Sam Bankman-Fried, apresentou a demissão da liderança.

O pedido foi feito ao abrigo do chamado Chapter 11, um enquadramento legal que permite à corretora continuar a operar enquanto procura chegar a um acordo para reembolsar os credores. Abrange também entidades ligadas à FTX.com, FTX US e Alameda Research, que era o fundo de investimento de Bankman-Fried, com estreitas ligações com a FTX.

A notícia representa uma reviravolta surpreendente nos destinos da FTX, que já foi a terceira maior corretora de criptomoedas do mundo. Até há poucos dias, Bankman-Fried era visto como uma das figuras mais influentes e promissoras do universo “cripto”. Segundo o The New York Times, a respetiva fortuna, outrora estimada em 24 mil milhões de dólares, caiu nos últimos dias para menos de mil milhões.

As dificuldades da FTX têm causado tumulto no mercado das criptomoedas esta semana, depois de surgirem os primeiros rumores sobre a situação frágil da empresa durante o fim de semana. O caso culminou na assinatura de um acordo na terça-feira, entre a FTX e a rival Binance, para a compra da primeira. Só que o negócio morreu um dia depois, com o líder da Binance, Changpeng Zhao, a insinuar a existência de problemas mais graves.

No rescaldo da notícia da falência da FTX, as principais criptomoedas negoceiam em queda. A bitcoin desvaloriza mais de 4% e volta a baixar a fasquia dos 17 mil dólares, acumulando perdas de 20% nos últimos sete dias. O Ethereum cai 4,63% e chega a perder 23,32% na última semana.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FTX abre falência e fundador Bankman-Fried pede a demissão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião