Centeno critica Carlos Costa e pede “respeito pelas instituições”

  • ECO
  • 11 Novembro 2022

"Permitam-me que deixa aqui hoje este apelo, um apelo de respeito pelas instituições", disse o ex-ministro das Finanças, na sequência da polémica que envolve o livro com declarações de Carlos Costa.

Mário Centeno deixou esta sexta-feira uma crítica a Carlos Carlos na sequência da polémica com a pré-publicação do livro onde o ex-governador do Banco de Portugal (BdP) deixa duras críticas ao primeiro-ministro. Citado pela TSF, Mário Centeno apelou ao “respeito pelas instituições”.

“A melhor estratégia para combater a desigualdade é a educação”, disse o atual governador do BdP esta sexta-feira, durante um discurso em que o objetivo era homenagear a economista Manuela Silva, falecida em 2019, e que se notabilizou pelo combate às desigualdades sociais.

Mas Centeno aproveitou para fazer referência, ainda que de forma indireta, à polémica com a pré-publicação do livro onde Carlos Costa critica o primeiro-ministro pela sua atuação em determinados momentos, levando o primeiro-ministro a avançar mesmo com processo judicial.

Não reduzimos a pobreza e desigualdade em democracia se não respeitarmos as instituições, quer quando as servimos, quer quando as deixarmos de servir. (…) Permitam-me que deixa aqui hoje este apelo, um apelo de respeito pelas instituições“, disse Mário Centeno, citado pela TSF. Questionado depois pelos jornalistas, o ex-ministro das Finanças disse que tinha sido “muito claro” no que tinha dito em palco.

No livro “O Governador”, do jornalista Luís Rosa, Carlos Costa acusa António Costa de, por exemplo, o ter pressionado para que Isabel dos Santos não fosse afastada da administração do banco BIC. António Costa vai avançar com um processo judicial. De acordo com o Observador, na obra são revelados “factos até agora desconhecidos sobre a intervenção da troika, o caso Banco Espírito Santo e a resolução do Banif, entre outros temas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno critica Carlos Costa e pede “respeito pelas instituições”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião