Direto Fed derruba Wall Street. Barril de petróleo cai 4%

  • ECO
  • 14 Novembro 2022

Wall Street fechou em baixa, após comentários de responsável da Fed. A bolsa nacional fechou em terreno positivo, acompanhando o sentimento europeu e impulsionada pelos ganhos do BCP. 

As bolsas americanas encerraram em baixa, com os investidores a digerirem os comentários dos responsáveis da Reserva Federal sobre as subidas das taxas de juro e depois dos ganhos acentuados na semana passada.

O S&P 500 caiu 0,89%, enquanto o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq perderam 0,63% e 1,12%, respetivamente.

Já a bolsa de Lisboa terminou a sessão desta segunda-feira em terreno positivo, acompanhando a tendência europeia e impulsionada pelos ganhos do BCP e da Jerónimo Martins.

Já do outro lado do Atlântico, os principais índices norte-americanos abriram em baixa, depois de os comentários agressivos de um responsável da Reserva Federal norte-americana terem colocado algum travão no entusiasmo dos investidores em relação a um abrandamento nas subidas das taxas de juro.

As perspetivas da economia mundial são ainda mais sombrias do que o previsto no mês passado, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI). O agravamento dos inquéritos mensais aos gestores de compras (PMI) nos últimos meses explica este maior pessimismo.

A instituição liderada por Kristalina Georgieva justifica a deterioração das perspetivas com a política monetária mais restritiva adotada pelos bancos centrais num esforço para controlar a inflação, que é já de base alargada, mas também a níveis de crescimento mais fracos na China e perturbações nas cadeias de fornecimento e insegurança alimentar causadas pela invasão da Rússia à Ucrânia.

O FMI, no mês passado, cortou as previsões de crescimento mundiais para 2023 para 2,7%, face aos anteriores 2,9%. Mas agora, em particular na Europa, “estas previsões estão mais sombrias”, pode ler-se no blog preparado pelo FMI para a cimeira do G20.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed derruba Wall Street. Barril de petróleo cai 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião