Emissões de gases com efeito estufa na UE voltam a aumentar no segundo trimestre

As emissões de gases com efeito estufa aumentaram em 3% entre maio e junho. Indústria, fornecimento de gás e eletricidade e habitação foram os setores que mais contribuíram para a subida.

As emissões de gases com efeito estufa (GEE) voltaram a aumentar em toda a Europa no segundo trimestre de 2022, depois de no primeiro trimestre terem crescido em cerca de 6% em todos os Estados-membros, quando comparado com o mesmo período de 2021.

De acordo com o Eurostat, no três meses seguintes, as emissões destes gases subiram 3% — 905 milhões de toneladas de equivalentes de CO2 (CO2-eq) — quando comparado com o período homólogo do ano anterior, estando o fenómeno “relacionado em grande parte” com o ritmo da recuperação económica da pandemia da covid-19, que se fez sentir no bloco europeu no início do ano.

Segundo o gabinete de estatística europeu, no segundo trimestre de 2022, os setores que mais contribuíram para esta subida foram a indústria (23%), o fornecimento de eletricidade e gás (19%) e habitação (17%) — os mesmos setores que entre janeiro e março também contribuíram para o aumento de emissões de GEE. Além destes, o Eurostat aponta o transporte e armazenamento (14%) e a agricultura (13%).

 

Eurostat

 

As emissões de gases de efeito estufa aumentaram na maioria dos setores em comparação com o mesmo período de 2021, com exceção para o setor da habitação e da agricultura que diminuíram 8% ou 13 milhões de toneladas de CO2-eq, e 1% ou um milhão de toneladas de CO2-eq, respetivamente.

Os maiores aumentos foram registados no setor do transporte e armazenamento, tratando-se de uma subida de 22% (ou 22 milhões de toneladas de CO2-eq.), fornecimento de gás e eletricidade (+6% ou 10 milhões de toneladas de CO2-eq.) e serviços (+6% ou quatro milhões de toneladas de CO2-eq.).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emissões de gases com efeito estufa na UE voltam a aumentar no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião