Analistas aplaudem aposta na continuidade com escolha de Filipe Silva para CEO da Galp

  • ECO
  • 17 Novembro 2022

Jefferies e RBC elogiam aposta num gestor que já fazia parte da administração e continuidade da estratégia num momento exigente para o setor. Ações sobem em contraciclo com o PSI.

Os analistas reagiram de forma positiva à escolha de Filipe Silva para liderar a Galp a partir do final do ano, quando Andy Brown deixará a presidência executiva da empresa. Aposta num gestor que já fazia parte da administração é elogiada.

A escolha não é uma surpresa e é um “sinal de continuidade estratégia” que deve ser bem recebido pelos investidores, afirma a Jefferies, citada pela Bloomberg. O analista Giacomo Romeo mantém a perspetiva positiva para a Galp, com a próxima fase de crescimento da empresa a ganhar visibilidade.

O banco de investimento RBC considera que o cargo ser ocupado por alguém que já está na administração reduz a possibilidade de mudanças transversais na estratégia da Galp. Um cenário macroeconómico incerto e o ritmo da evolução da transição energética nos próximos anos significam que uma equipa de gestão estável é “mais importante agora do que nunca para as empresas do setor”, diz o analista Biraj Borkhataria, também citado pela agência norte-americana.

A Galp anunciou na quarta-feira a escolha de Filipe Silva, o atual administrador financeiro (CFO), para suceder ao britânico Andy Brown. A proposta partiu do maior acionista, a Amorim Energia, que quer ver Filipe Silva eleito na assembleia geral de abril para um mandato de três anos.

“É um executivo com uma vasta experiência na empresa e nos mercados de energia, e estou certa de que esta sucessão é a que melhor permite à Galp continuar o seu percurso de crescimento e transformação, de acordo com as orientações estratégicas definidas. Desejo ao Filipe as maiores felicidades nas suas novas funções”, afirmou Paula Amorim, presidente da Galp.

As ações da Galp seguiam, pelas 10h00, a subir 0,18% para os 11,42 euros por ação enquanto o índice PSI recuava 0,65%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Analistas aplaudem aposta na continuidade com escolha de Filipe Silva para CEO da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião