WhatsApp: Enviou mensagem para a pessoa errada? Vai poder apagar

A aplicação de mensagens rápidas WhatsApp estará a testar uma função para permitir anular mensagens já enviadas. Período máximo deverá ser de dois minutos, exceto se já tiver sido lida.

Há mais novidades que podem estar na calha. Mas não há garantias.Pixabay

O WhatsApp estará a testar uma funcionalidade que deverá resolver os problemas dos mais distraídos ou indecisos. A ideia é permitir que uma mensagem enviada pela aplicação possa ser revertida e apagada até um período máximo de dois minutos. Tempo suficiente para o arrependimento germinar, ou para se aperceber de que enviou aquele “amo-te” para a pessoa errada.

Alegadamente, o aplicativo, detido pelo Facebook, está já a testar a função há alguns meses, pelo que a novidade aqui é a redução do tempo dado ao utilizador para apagar uma mensagem enviada. Anteriormente, seria de 29 minutos. Agora, resta apenas um par deles, segundo uma conta no Twitter que acompanha estas evoluções há algum tempo, citada pela imprensa especializada.

Com a nova opção, que deverá ser integrada no menu secundário do WhatsApp (aquele onde se adiciona mensagens aos favoritos), os utilizadores passarão a poder anular uma mensagem enviada, se esta ainda não tiver sido lida. O destinatário receberá a indicação de que a mensagem foi cancelada, mas não o seu conteúdo.

Importa salientar que o facto de esta funcionalidade estar a ser testada não é garantia de que vá, efetivamente, chegar ao público. Tudo depende do feedback do grupo restrito de utilizadores que testa as versões mais recentes da aplicação e, em último caso, dos responsáveis pelo WhatsApp. Além disso, não há qualquer referência oficial à mesma, nem tampouco uma data para o lançamento da opção.

Esta não é a única funcionalidade que pode estar na calha. Em janeiro, o jornal The Telegraph dava conta de que o WhatsApp também estaria a testar uma opção para reuniões entre vários utilizadores e um serviço de partilha de localização em tempo real. Esta última deverá permitir que o utilizador partilhe a sua localização ao vivo com um ou mais utilizadores e por um período limitado de tempo.

Além disso, a avançar, o WhatsApp não será a primeira ferramenta de comunicação eletrónica a permitir desfazer o envio de uma mensagem. No ano passado, o serviço de correio eletrónico da Google, o GMail, passou a incluir uma opção que permite cancelar o envio de um email ao fim de alguns segundos após se ter carregado no botão “Enviar”. Uma funcionalidade que pode dar muito jeito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WhatsApp: Enviou mensagem para a pessoa errada? Vai poder apagar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião