Embaixador português chamado pelo Governo do Qatar por declarações “hostis”
Em causa estará o desconforto causado pelas declarações de altas figuras do Estado português, inclusive do Presidente da República, de acordo com a TVI.
O Governo do Qatar chamou esta quarta-feira o embaixador de Portugal naquele país a propósito de declarações feitas por várias figuras do Estado português, inclusive pelo Presidente da República, avança a TVI. Marcelo Rebelo de Sousa já está em viagem para assistir ao primeiro jogo da seleção portuguesa no Mundial 2022, contra o Gana, devendo chegar ao Qatar ao final da manhã desta quinta-feira.
O embaixador português, Paulo Neves Pocinho, foi recebido pelo vice-primeiro-ministro do Qatar, que se terá mostrado desagradado perante declarações, feitas em Portugal, consideradas hostis. De acordo com o canal televisivo, o governante do emirado declarou que essas manifestações contra o Qatar não são aceitáveis e que só não serão tomadas medidas mais drásticas em nome da histórica amizade que une os dois países.
Em causa estarão as declarações que Marcelo fez nos últimos dias sobre a violação dos direitos humanos no Qatar, sobretudo depois de, num primeiro momento e no final do jogo de preparação com a Nigéria, em Alvalade, ter separado o plano desportivo dos problemas naquele país. Esta terça-feira voltou a assinalar que irá “dizer o que pensa sobre a situação política” e falará sobre a questão dos direitos humanos”, no âmbito de uma iniciativa sobre educação.
A viagem do chefe de Estado ao Qatar foi aprovada no Parlamento na terça-feira, com os votos contra da Iniciativa Liberal, BE, PAN, Livre e dos deputados socialistas Isabel Moreira, Alexandra Leitão, Carla Miranda e Pedro Delgado Alves. O PS, PSD (três deputados sociais-democratas abstiveram-se) e PCP votaram a favor da deslocação, enquanto o Chega se absteve.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Embaixador português chamado pelo Governo do Qatar por declarações “hostis”
{{ noCommentsLabel }}