Embaixador português chamado pelo Governo do Qatar por declarações “hostis”

  • ECO
  • 23 Novembro 2022

Em causa estará o desconforto causado pelas declarações de altas figuras do Estado português, inclusive do Presidente da República, de acordo com a TVI.

O Governo do Qatar chamou esta quarta-feira o embaixador de Portugal naquele país a propósito de declarações feitas por várias figuras do Estado português, inclusive pelo Presidente da República, avança a TVI. Marcelo Rebelo de Sousa já está em viagem para assistir ao primeiro jogo da seleção portuguesa no Mundial 2022, contra o Gana, devendo chegar ao Qatar ao final da manhã desta quinta-feira.

O embaixador português, Paulo Neves Pocinho, foi recebido pelo vice-primeiro-ministro do Qatar, que se terá mostrado desagradado perante declarações, feitas em Portugal, consideradas hostis. De acordo com o canal televisivo, o governante do emirado declarou que essas manifestações contra o Qatar não são aceitáveis e que só não serão tomadas medidas mais drásticas em nome da histórica amizade que une os dois países.

Em causa estarão as declarações que Marcelo fez nos últimos dias sobre a violação dos direitos humanos no Qatar, sobretudo depois de, num primeiro momento e no final do jogo de preparação com a Nigéria, em Alvalade, ter separado o plano desportivo dos problemas naquele país. Esta terça-feira voltou a assinalar que irá “dizer o que pensa sobre a situação política” e falará sobre a questão dos direitos humanos”, no âmbito de uma iniciativa sobre educação.

A viagem do chefe de Estado ao Qatar foi aprovada no Parlamento na terça-feira, com os votos contra da Iniciativa Liberal, BE, PAN, Livre e dos deputados socialistas Isabel Moreira, Alexandra Leitão, Carla Miranda e Pedro Delgado Alves. O PS, PSD (três deputados sociais-democratas abstiveram-se) e PCP votaram a favor da deslocação, enquanto o Chega se absteve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embaixador português chamado pelo Governo do Qatar por declarações “hostis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião