Interferência de Costa no caso BIC pode ser “razão suficiente” para questionar a sua continuidade, diz Poiares Maduro

  • ECO
  • 24 Novembro 2022

Social-democrata diz que "é natural que o primeiro-ministro comunique com o governador do BdP", mas avisa que se provar que houve interferência no caso BIC pode ser razão para questionar continuidade.

Miguel Poiares Maduro avisa, em entrevista conjunta ao Público e à Renascença (acesso livre), que se se confirmar a interferência de António Costa no caso BIC pode “ser razão suficiente para colocar em causa a continuação” do primeiro-ministro.

O social-democrata considera que a “independência” entre poderes “não é colocada em causa por existir comunicação em matérias em que as competências das duas partes se possam de alguma forma cruzar”. Contudo, sobre o caso concreto da alegada pressão que António Costa terá feito a Carlos Costa para manter Isabel dos Santos na administração do BIC, Poiares Maduro alerta que “nessa competência do Banco Portugal o Governo não tem de ter a mínima intervenção” e que essa interferência “poderia ser razão suficiente para colocar em causa a continuação” do primeiro-ministro.

Se o primeiro-ministro comunicou uma preferência ao governador relativamente a uma questão de escolha de idoneidade para o exercício de funções de administração ou titular de um banco, isso é, do meu ponto de vista, uma interferência inaceitável na independência do Banco Portugal”, acrescenta na mesma entrevista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Interferência de Costa no caso BIC pode ser “razão suficiente” para questionar a sua continuidade, diz Poiares Maduro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião