Orçamento para a Saúde “não vai ser suficiente”, alerta Correia de Campos

  • ECO
  • 27 Novembro 2022

O antigo ministro da Saúde alerta que a dotação prevista no OE2023 para a Saúde "não vai ser suficiente", tendo em conta a inflação e as negociações para valorizações em várias carreiras do setor.

António Correia de Campos reconhece que o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) para a Saúde “representa um enorme progresso face a Orçamentos anteriores”, mas sublinha que “não vai ser suficiente”.

“A comparação não se deve fazer em relação ao Orçamento do ano passado. A comparação deve-se fazer em relação à previsão da execução orçamental deste ano“, afirma o antigo ministro da Saúde, em entrevista ao programa “Conversa Capital” da Antena 1/Jornal de Negócios (acesso livre), destacando a subida de 2,7% nesse âmbito. No entanto, Correia de Campos alerta que “não vai ser suficiente”, dado que este valor provavelmente não acompanhará a inflação esperada para o próximo ano e dado que “há uma situação de desconforto e sub retribuição que é preciso recuperar”.

“Há atualizações e toda a gente com a mão estendida, naturalmente, porque houve muitos anos, desde 2009, sem melhorias salariais visíveis na função pública”, sublinha o ex-ministro dos governos de António Guterres e José Sócrates. Correia de Campos defende ainda que “nem todas as reformas custam dinheiro”, dando como exemplo os centros de responsabilidade integrados, com a internalização de alguns serviços, que agora são prestados por entidades externas. Por outro lado, considera que o desempenho do pessoal médico não pode continuar a ser pago com horas extraordinárias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Orçamento para a Saúde “não vai ser suficiente”, alerta Correia de Campos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião