Lagarde avisa que inflação ainda não atingiu o pico na Zona Euro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Novembro 2022

Devido ao "reflexo dos custos elevados da energia ao nível do mercado grossista para o nível do retalho", a presidente do BCE considera que há o risco de a inflação subir ainda mais.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse esta segunda-feira que a inflação na Zona Euro, que se fixou em 10,6% em outubro, ainda não atingiu o seu pico, o que indicia que a recente subida das taxas de juro não está perto do fim. O risco é que a inflação se torne ainda mais alta do que o esperado, adiantou Christine Lagarde.

“Gostaria de ver a inflação ter atingido o seu pico em outubro, mas receio não ir tão longe como isso”, afirmou, diante dos membros da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Naquele que foi o quarto e último diálogo monetário do ano da líder do BCE em Bruxelas, Lagarde sublinhou que “há demasiada incerteza, particularmente numa componente, que é o reflexo dos custos elevados da energia ao nível do mercado grossista para o nível do retalho, para assumir que a inflação atingiu realmente o seu pico“. “Ficaria surpreendida se assim fosse”, admitiu.

“Quando olhamos para os motores por detrás da inflação neste momento, quer se trate dos alimentos e mercadorias em geral ou da energia, não vemos os componentes ou a direção que me levaria a acreditar que atingimos o pico da inflação e que esta vai diminuir no curto prazo“, disse ainda a presidente do BCE.

Acrescentando que quando questiona os economistas do banco central sobre o risco da inflação, a resposta que recebe, neste momento, é que “o risco é para o lado ascendente, sem qualificar a ascensão”, Lagarde garantiu, ainda assim, que a inflação irá baixar a longo prazo devido à política monetária do BCE e ao abrandamento dos estrangulamentos no abastecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde avisa que inflação ainda não atingiu o pico na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião