Autoeuropa propõe aumento salarial de 5,2% já a partir de dezembro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Novembro 2022

Os trabalhadores da fábrica do grupo Volkswagen em Palmela terão de aprovar a proposta da administração em referendos que se realizarão na próxima semana.

A comissão de trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa anunciou que chegou a acordo com a administração da fábrica de Palmela esta segunda-feira para um aumento salarial extraordinário de 5,2%, com efeitos já a partir de dezembro.

A proposta, que ainda terá de ser aprovada pelos trabalhadores da empresa em referendos que se realizarão nos dias 4 e 5 de dezembro, substitui o aumento de 2% que já estava previsto para janeiro de 2023.

Em comunicado, a comissão de trabalhadores da Autoeuropa afirma que o resultado foi alcançado esta segunda-feira “após várias reuniões com a administração”, que tiveram início na última sexta-feira, 25 de novembro.

No documento, a comissão de trabalhadores dá exemplos da aplicação do aumento de 5,2% para os diferentes níveis salariais. Quem auferia um salário de 1.148,50 euros em janeiro deste ano, a que acrescia 287,13 euros de subsídio de turno, passará a receber 1.208,50 euros mais 302,13 euros de subsídio a partir de dezembro, num aumento global de 75 euros.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores que auferiam em janeiro passado uma remuneração de 1.417,50 euros, a par com um subsídio de 354,38 euros, passarão a receber 1.491,50 euros mais 372,88 euros, num aumento total de 92,50 euros.

Antes das negociações, a comissão de trabalhadores pedia um aumento de 5% em dezembro com retroativos a julho e uma nova atualização em janeiro de 2023, que conjugasse os dados da inflação deste ano e o acordo laboral.

Já a administração da Autoeuropa tinha-se apenas comprometido a pagar um prémio extraordinário de 400 euros a todos os trabalhadores no vencimento de dezembro.

(Notícia atualizada às 17h13)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa propõe aumento salarial de 5,2% já a partir de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião