Governo falha objetivo de promover vistos gold fora de Lisboa e Porto
Apenas 61 das 808 autorizações de residência dadas este ano por aquisição de imóveis foram em zonas pouco povoadas.
O Governo não está a conseguir completar o objetivo de promover os vistos gold fora de Lisboa e Porto, sendo que apenas 61 das 808 autorizações de residência dadas este ano por aquisição de imóveis foram em zonas pouco povoadas, avança o Jornal de Notícias (acesso pago).
Os dados mostram que oito em dez transações são nas áreas metropolitanas, sendo que metade estão concentradas na capital, com apenas Évora a sobressair nos concelhos de baixa densidade — está em quarto lugar no ranking nacional.
A persistência desta disparidade é explicada pelo facto de as novas regras apenas proibirem a compra para fins residenciais, nas duas maiores cidades do país. Ou seja, é possível continuar a comprar imóveis para fins comerciais ou turísticos. Desde que o programa de vistos gold foi criado, foram emitidos 10.393 vistos para compra de casas no valor de 5,4 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo falha objetivo de promover vistos gold fora de Lisboa e Porto
{{ noCommentsLabel }}