As cinco novidades da Google, explicadas ponto por ponto

Um telemóvel, uns óculos de realidade virtual, um assistente pessoal lá para casa, um router de internet e um novo Chromecast. São as novidades que a Google apresentou hoje, explicadas uma a uma.

Novidades da Google, acabadinhas de sair do forno. Numa conferência em São Francisco, a gigante tecnológica apresentou, como já se previa, os novos telemóveis Pixel e Pixel XL, os primeiros com o novo assistente da Google integrado de raiz.

Mas já lá vamos. É que a oportunidade serviu também para o lançamento dos muito aguardados óculos de realidade virtual Daydream View, assim como de um ponto de acesso à internet chamado Google Wifi, de um novo modelo do Chromecast e de um assistente de voz para residências chamado Google Home. Veremos tudo isto, ponto por ponto.

cropped-13
As novidades foram apresentadas esta terça-feira em São FranciscoGoogle

Pixel e Pixel XL

As fugas de informação estavam certas. ‘Pixel’ é mesmo o nome do novo telemóvel da Google, um aparelho fabricado em alumínio, com um brilhante ecrã AMOLED de cinco polegadas e processador Snapdragon 821, da Qualcomm — ou seja, são quatro núcleos: dois a 2,15 GHz e outros dois a 1,6 GHz. Tem 4 GB de memória RAM, uma câmara traseira de 12,3 MP e terá versões de 32 GB e 128 GB de espaço de armazenamento.

Mas se prefere telemóveis grandes, o Pixel XL é a versão mais musculada do telemóvel da Google. Terá uma bateria melhor e um ecrã maior, com 5,5 polegadas de diâmetro. Baterias que, de resto, carregam rápido. Segundo foi dito no evento, 15 minutos de carga equivalem a sete horas de autonomia.

Muito humor na escolha do nome para as três cores disponíveisGoogle

Tanto o Pixel como o Pixel XL têm o sistema operativo Android Nougat, e serão dos primeiros telemóveis a receber as atualizações da Google. São também os primeiros aparelhos a incluírem o novo Assistant, um assistente pessoal que usa as capacidades de inteligência artificial da Google para nos ajudar no que é preciso. Déjà vu? Nada disso. É exatamente o mesmo que vem incluído na aplicação Allo, a nova ferramenta de troca de mensagens lançada pela Google no final de setembro. A partir de agora, iremos vê-lo em muitos outros produtos da marca.

Resta saber se o telemóvel é suficiente para aguçar o apetite dos utilizadores, mas… a Google acredita mesmo que sim. Ao ponto de criar um mecanismo que permite abandonar de vez o seu telemóvel antigo, passando todo o conteúdo para o novo telemóvel. Não, a Google não falou especificamente do iPhone. Mas a referência, muito subtil, estava lá:

Virá um destes sistemas em cada caixa do Pixel. Permite copiar todos os dados do seu telemóvel antigo. Não se falou de iPhones, mas a referência estava lá…Google

O Pixel e o Pixel XL não estarão imediatamente disponíveis em Portugal. Começarão a ser vendidos de imediato, nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Alemanha e Reino Unido — na Índia, um mercado em crescimento, as pré-encomendas começarão a 13 de outubro. Os preços começam nos 650 dólares para a versão menor, e 770 dólares para a versão maior.

Daydream View

Finalmente, a realidade virtual da Google está aí. A marca apresentou também os Daydream View, uns óculos de realidade virtual revestidos a tecido. Torná-los mais confortáveis é o objetivo, diz a empresa. Precisam de um telemóvel para funcionar e, como é óbvio, o telemóvel Pixel foi feito à medida. Quanto custarão os óculos? 80 dólares. Mas só chegam em novembro.

Os Daydream View funcionarão em par com um pequeno comando para controlar certas funcionalidades em ambiente virtual. Em parceria com a Warner Bros., foi ainda desenvolvido um jogo com base no título de ficção Fantastic Beasts And Where To Find Them, de J.K. Rowling — onde o comando é, claro, a varinha mágica do feiticeiro.

À esquerda, o comando. À direita, os óculos Daydream ViewGoogle

Outras novidades

  • Google Home, um assistente inteligente para ter em casa. Permite tocar música, fazer pesquisas e executar funções via comandos de voz. A cereja no topo do bolo é a integração com os novos sistemas de domótica. Custará 130 dólares, mas só estará disponível nos Estados Unidos para já.
  • Chromecast Ultra, um novo modelo do Chromecast que permite partilhar conteúdos do telemóvel ou tablet e vê-los diretamete na televisão. A novidade é que suporta conteúdos 4K. Cutará 70 dólares e chegará aos Estados Unidos em novembro.
  • Google Wifi, uma espécie de router para gerir a rede wireless lá de casa, melhorando também a cobertura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As cinco novidades da Google, explicadas ponto por ponto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião