Custo da nova interligação elétrica entre Espanha e França terá aumentado 50%

  • Capital Verde
  • 30 Novembro 2022

Custo dos materiais, como o alumínio e o níquel, subiram entre 30 a 40% o que resultou num aumento do custo da nova interligação elétrica entre Espanha e França em cerca de 50%.

O custo para a construção da nova interligação de eletricidade entre Espanha e França, pelo golfo da Biscaia, terá aumentado em cerca de 50% face ao aumento dos preços dos materiais.

Segundo o Cinco Días, estima-se que o preço dos materiais necessários para a construção desta ligação tenha disparado entre 30% e 40%. Fontes do setor fizeram as contas e revelaram à publicação espanhola que os custos aumentaram em 50% face ao investimento inicial, ascendendo aos 2,7 mil milhões de euros.

Ainda não é claro quem pagará esse extra. Segundo o Cínco Dias, os reguladores de Espanha e França estão em conversações sobre a divisão do custo total do projeto. Neste momento, Bruxelas não deverá alocar mais fundos e o regulador francês recusa-se a contribuir com mais do que o valor previsto no acordo original assinado entre os operadores da rede elétrica dos dois países, a REE (Espanha) e a RTE (França), em 2017.

O projeto de interligação elétrica submarina entre Espanha e França, através do Golfo da Biscaia, terá encarecido devido à forte subida dos preços dos materiais (como o alumínio ou níquel) para a construção do cabo que ligará as localidades de Gatica, no País Basco, e Cubnezais, no norte de Bordéus.

Com uma extensão de quase 400 quilómetros (13 quilómetros em terra espanhola; 80 quilómetros em território francês e 300 no fundo do mar), o projeto, composto por duas linhas de 400 quilovolts, implicará um aumento da capacidade de interligação entre os dois países: desde os atuais 2.800 megawatts (MW) para 5.000 MW.

Os governos dos três países deverão reunir-se em Alicante, no próximo dia 9 de dezembro, para discutir as interligações energéticas. O objetivo é reduzir o isolamento da Península Ibérica, que há anos funciona quase como uma ilha energética, dado o fraco nível de interligação com o resto na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custo da nova interligação elétrica entre Espanha e França terá aumentado 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião