5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 2 Dezembro 2022

Secretários de Estado tomam posse. BdP divulga dados da dívida pública e estatísticas das taxas de juro e valores de novos empréstimos e depósitos. Lagarde discursa. Portugal enfrenta Coreia do Sul.

Esta sexta-feira será marcada pela tomada de posse de novos secretários de Estado e pela divulgação de dados por parte do Banco de Portugal, incluindo da dívida pública e dos juros dos empréstimos e depósitos. Ao início da tarde, a Seleção vai defrontar a Coreia do Sul no Mundial de futebol que decorre no Qatar.

Novos secretários de Estado tomam posse

O primeiro-ministro remodelou o Governo esta semana e hoje é dia de tomada de posse de novos secretários de Estado. Depois da demissão de Rita Marques e João Neves, o ministro da Economia, António Costa Silva, passa a contar com Pedro Cilínio na Economia e Nuno Fazenda de Almeida no Turismo. No Ministério das Finanças, Fernando Medina passa a contar com Alexandra Reis como secretária de Estado do Tesouro e João Nuno Mendes assume a secretaria de Estado das Finanças. Em simultâneo, Nuno Félix fica com os Assuntos Fiscais, com a passagem de António Mendonça Mendes a Adjunto do primeiro-ministro. A cerimónia decorre às 12h no Palácio de Belém.

Banco de Portugal atualiza dívida pública…

O Banco de Portugal (BdP) vai hoje divulgar as estatísticas da dívida pública para outubro de 2022. No mês anterior, a dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, fixou-se nos 279,8 mil milhões de euros, um aumento de 1,6 mil milhões.

… e publica juros dos empréstimos e depósitos

Espera-se também a publicação das estatísticas dos juros e montantes de novos empréstimos e depósitos bancários reativas outubro de 2022. Os dados deverão mostrar que as taxas continuaram a subir, depois de, em setembro, o juro médio dos novos créditos à habitação ter atingido um máximo de sete anos.

Lagarde dá pistas sobre política monetária

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) vai participar num painel inserido numa conferência sobre o 80.º Aniversário do Banco da Tailândia. O evento terá início pelas 9h40 locais (16h40 em Portugal) e será transmitido online aqui. O discurso de Christine Lagarde acontece na mesma semana em que se soube que a inflação na Zona Euro abrandou para 10% em novembro, um recuo face aos 10,6% que se registavam em outubro. Os investidores vão escutar em busca de sinais sobre a trajetória da política monetária do BCE.

Portugal enfrenta a Coreia do Sul

Vinte anos depois, durante a tarde desta sexta-feira, a Seleção Nacional voltará a jogar contra os sul coreanos, agora a contar para o Mundial 2022. Pelas 15h vai ouvir-se A Portuguesa, naquele que é a última jornada da fase de grupos. Até ao momento, Portugal já venceu o Gana e o Uruguai e assegurou a sua passagem à próxima fase, ao contrário da Coreia do Sul.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião