Exclusivo Startups em Lisboa já levantaram 333 milhões este ano

Mesmo ao nível de early stage, o montante recolhido pelo ecossistema está em alta. Até ao momento, já atingiu os 114 milhões de euros, aponta a Dealroom.

O ano de 2022 ainda não fechou e o ecossistema de startups em Lisboa já levantou este ano 333 milhões de euros, valor substancialmente acima dos 96,8 milhões de euros levantados em todo o ano passado, de acordo com o estudo “The State of Lisbon’s Startup Ecosystem 2022”, produzido pela Dealroom para a Câmara Municipal de Lisboa/Made of Lisboa, a que o ECO teve acesso. Globalmente, o ecossistema vale 21,4 mil milhões de euros.

Apesar do arrefecimento no mercado de capitais, o ecossistema de startups em Lisboa já levantou 333 milhões de euros, o valor é “3,2 vezes mais do que em 2021 e representa um novo recorde de investimento de fundos nas startups sedeadas em em Lisboa”, aponta o estudo.

O pico em termos de investimento recolhido pelo ecossistema de startups de Lisboa – composto por mais de 1.400 startups fundadas, com sede ou com presença na Área Metropolitana de Lisboa –, deve-se, sobretudo, ao facto de algumas startups terem levantado as suas primeiras rondas acima da série C. Só a Power Dot levantou 150 milhões e a FRVR obteve 69 milhões de euros em financiamento, elenca a Dealroom.

Mas mesmo ao nível de early stage, o montante recolhido pelo ecossistema está em alta. Até ao momento, já atingiu os 114 milhões de euros, segundo os dados da Dealroom, valor acima dos 97 milhões levantados em 2021.

As startups de impacto em Lisboa levantaram igualmente um valor recorde este ano, 7,8 milhões de euros, mais 3,1 vezes do que em 2020.

Neste movimento, os fundos de investimento internacionais têm tido um papel cada vez significativo no ecossistema, sendo responsáveis por mais de 80% do total de investimento e por mais de metade (70%) do total de rondas este ano.

Mas os investidores locais – como a Shilling, Indico, Maze, Faber, Alpac, Armilar – têm vindo a ganhar relevância, tendo já levantado 77 milhões em novos fundos este ano, aponta a Dealroom.

E onde investem os fundos? A Dealroom compilou os números desde 2018 e chegou a uma conclusão: Foodtech (34), Fintech (34) e Health (28) lideram em número de rondas. Seguem-se Media (25), Travel (22) e Marketing (22), Transportation (19) e Gaming (17).

Lisboa pesa mais de metade do ecossistema tech

Estima-se que o ecossistema tech em Portugal vale mais de 32 mil milhões este ano, com Lisboa a representar 67% desse valor.

Globalmente, o ecossistema startup de Lisboa já vale 21,4 mil milhões, com 90% desse valor a ter origem em companhias fundadas em Lisboa, mas que já não estão sedeadas na cidade, como é o caso da Outsytems e da Talkdesk. Só as duas unicórnios representam 87% desse valor.

O valor das startups fundadas em Lisboa “cresceu cerca de vezes desde 2018, valor mais elevado do que outros ecossistemas da Europa do Sul, Central e do Leste”, refere a Dealroom.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startups em Lisboa já levantaram 333 milhões este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião