Marcelo elogia ciganos que “deram a vida pela independência nacional”

Presidente da República recorda a participação dos portugueses de etnia cigana na restauração da independência, que atualmente são vítimas de “esquecimento e discriminação" no país.

Marcelo Rebelo de Sousa evocou a restauração da independência, que se comemora esta quinta-feira, lembrando “tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário”, incluindo os ciganos que diz serem alvo de “esquecimento e discriminação” em Portugal.

Numa nota publicada esta manhã no site da Presidência, o chefe de Estado fez questão de “lembrar também os portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional”.

“O ‘cavaleiro fidalgo’ Jerónimo da Costa e muitos dos 250 outros ciganos que serviram nas fronteiras ‘procedendo na forma de traje e lugar dos naturais’ tombaram por Portugal. Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso país”, lê-se.

Para comemorar esta data em que Portugal recuperou a sua independência, num movimento em que “muitos se implicaram, descontentes com a situação do país, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida”, Marcelo Rebelo de Sousa preside esta manhã à sessão evocativa na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e à inauguração de uma exposição no Palácio da Independência.

Costa lembra reposição do feriado

Também o primeiro-ministro António Costa, que não participou na sessão evocativa por motivos de saúde, recorreu ao Twitter para homenagear a “memória dos que lutaram e contribuíram” para a restauração da independência de Portugal, apelando à celebração da “soberania” e da “força da bandeira nacional”.

“Celebramos hoje a Restauração da Independência de Portugal, uma data que evoca a afirmação da nossa nação e da nossa soberania. Homenageamos a memória dos que lutaram e contribuíram para essa conquista”, escreveu o primeiro-ministro numa mensagem publicada na sua conta oficial.

“A reposição do feriado do 1.º de Dezembro, pelo simbolismo da data, é uma das medidas de que mais me orgulho ter tomado enquanto primeiro-ministro. Valorizemos a nossa História. Honremos a República. Celebremos a soberania e a força da nossa bandeira nacional”, acrescentou na mesma rede social.

(Notícia atualizada às 11h para incluir a mensagem de António Costa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo elogia ciganos que “deram a vida pela independência nacional”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião