Megafraude no IVA terá causado prejuízo de 50 milhões em Portugal

  • ECO
  • 2 Dezembro 2022

Operação Admiral, da Procuradoria Europeia, realizou mais de 200 buscas em 14 países, quase metade em Portugal, e resultou na detenção de 14 pessoas (todas em Portugal), incluindo Ana Lúcia Matos.

O Estado português terá sido prejudicado em pelo menos 50 milhões de euros no âmbito de uma megafraude no IVA, avança o Público (acesso condicionado). A investigação começou em abril de 2021 depois de se ter detetado que várias sociedades não declaravam impostos sobre os produtos que compravam e vendiam.

Quando as Finanças detetavam o incumprimento, as firmas já estavam inativas, impedindo arrecadar o imposto.

A Operação Admiral, levada a cabo pela Procuradoria Europeia, passou pela realização de mais de 200 buscas em 14 países, quase metade em Portugal, e resultou na detenção de 14 pessoas (todas em Portugal), incluindo a ex-apresentadora de televisão e modelo Ana Lúcia Matos e o companheiro. Mas entre os detidos há portugueses, franceses e pessoas com múltiplas nacionalidades. Os interrogatórios começaram esta quinta-feira no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Megafraude no IVA terá causado prejuízo de 50 milhões em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião