Só 7% das empresas sobem salários ao nível da inflação

  • ECO
  • 2 Dezembro 2022

Inquérito anual da consultora de recrutamento Hays revela que 82% dos empregadores querem contratar em 2023. Maioria das empresas só está disposta a dar aumentos salariais até 4,9%.

No próximo ano, só 7% das empresas vão atualizar salários acima de 10%, de modo a compensar a perda de poder de compra decorrente da inflação esperada para este ano — 8% segundo as previsões da Comissão Europeia ou de 7,4% nas do Executivo.

De acordo com o inquérito anual da consultora de recrutamento Hays às intenções de contratação das empresas, citado pelo Expresso (acesso pago), a esmagadora maioria (61%) não dará aumentos superiores a 4,9%. Por outro lado aumenta o hiato entre a disponibilidade das empresas para contratar e a abertura dos trabalhadores para mudar de emprego, o que poderá dificultar a contratação das empresas: só 70% dos colaboradores estão dispostos a mudar de emprego, o valor mais baixo dos últimos quatro anos.

Mas a incerteza não vai travar contratações. “As empresas portuguesas querem continuar a reforçar as suas estruturas de forma muito semelhante a 2022”, segundo Paula Baptista, diretora-geral da Hays Portugal. O estudo conclui que 82% dos empregadores querem contratar em 2023, com base nas perspetivas de 800 empregadores em Portugal e mais de 3.100 profissionais de vários sectores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só 7% das empresas sobem salários ao nível da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião