5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Dezembro 2022

É o segundo e último dia da greve de tripulantes de cabine da TAP (mas haverá mais cinco dias em janeiro). António Costa marca presença na cimeira dos países do sul da Europa.

No último dia da semana, o primeiro-ministro estará presente na cimeira dos países do sul da Europa, também conhecida como MED-9, enquanto o Parlamento discutirá novamente, na especialidade, a legislação relativa ao Trabalho. Esta sexta-feira, termina uma greve – a dos tripulantes de cabine da TAP –, mas começa outra – a dos professores, por tempo indeterminado. O INE publica ainda dados sobre o comércio internacional, os custos de construção das casas novas e o volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria.

Costa participa na Cimeira dos países do sul da Europa

A cidade espanhola de Alicante é o palco da cimeira do grupo MED-9, que reúne esta sexta-feira os líderes políticos de nove países do Mediterrâneo e do sul da Europa, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia, Grécia, Itália, Malta e Chipre. O primeiro-ministro, António Costa, marca presença nas sessões de trabalho sobre a autonomia estratégica aberta, com foco no tema da energia, e sobre governação económica. De manhã, há uma reunião com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, sobre o Corredor Verde Europeu.

Termina greve dos tripulantes de cabine da TAP

A greve convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que teve início à meia-noite do dia 8, termina esta sexta-feira às 23h59. Os tripulantes de cabine da TAP protestam pela assinatura do novo Acordo de Empresa, que estabelecerá as novas condições salariais e laborais dos tripulantes, e que substitui o Acordo de Emergência assinado em 2021. Na terça-feira, a assembleia geral do SNPVAC aprovou mais cinco dias de greve a marcar até fim de janeiro.

Início da greve nacional de professores por tempo indeterminado

A partir de hoje, os professores iniciam uma greve por tempo indeterminado, convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (STOP) em protesto contra as propostas de alteração aos concursos e para exigir respostas a problemas antigos. Entre as principais reivindicações, o STOP defende a contabilização de todo o tempo de serviço, o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a possibilidade de aposentação sem penalização após 36 anos de serviço.

Agenda do Trabalho Digno volta a ser discutida no Parlamento

O diploma do Governo que altera as leis laborais volta esta sexta-feira a ser discutido na comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na Assembleia da República. Algumas iniciativas legislativas em destaque para serem discutidas e votadas na especialidade são a consagração das 35 horas como período normal de trabalho no setor privado, o reforço dos mecanismos de combate ao trabalho forçado e a outras formas de exploração laboral ou reconhecimento do direito a 25 dias de férias no setor privado.

Como evoluem as exportações? E os custos de construção de casas novas?

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga dados de outubro do comércio internacional, depois de o défice da balança comercial sofrer em setembro um agravamento de 820 milhões de euros e atingir 2.699 milhões de euros. Há ainda estatísticas de outubro dos custos de construção de habitação nova – que aumentaram 13,4% no mês anterior – e do volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião