Combustíveis voltam a descer. Gasóleo baixa 9,5 cêntimos e gasolina sete na próxima semana

Na segunda-feira, quando for abastecer a sua viatura deverá passar a pagar 1,548 euros por litro de gasóleo simples e 1,582 euros por litro de gasolina simples 95.

As boas notícias estão de volta. Na próxima semana, quando for abastecer o carro, vai voltar a encontrar preços mais baixos. O gasóleo vai descer 9,5 cêntimos e a gasolina sete cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado. O diesel acumula, assim, oito semanas consecutivas de quedas, num total de 40,6 cêntimos.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,548 euros por litro de gasóleo simples e 1,582 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na última segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta a nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de dezembro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro levou, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro. Uma opção duramente criticada pelos partidos da oposição que gostariam de ver o Executivo a optar por não reduzir os descontos do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em dezembro.

Apesar dos receios iniciais, os preços acabaram por mexer menos de um cêntimo esta semana, por via da queda mais significativa dos preços do brent.

Mas, com as descidas previstas para a próxima semana, é preciso recuar a 10 de janeiro para encontrar o litro de diesel mais barato (1,541 euros) e no caso da gasolina à semana de 3 de maio de 2021 quando o valor foi exatamente o mesmo (1,582 euros, na semana anterior, de 26 de abril, tinha sido de 1,581 euros).

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, sobem 0,42%, para 76,47 dólares por barril. Mas, o brent está abaixo dos 80 dólares por barril há vários dias somando dias de perdas, devido aos receios de abrandamento da economia chinesa.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a descer. Gasóleo baixa 9,5 cêntimos e gasolina sete na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião