Recuo da globalização é mais um risco para a subida dos preços

  • ECO
  • 12 Dezembro 2022

As políticas mais protecionistas nos EUA e na Europa podem ajudar a acentuar uma tendência de abrandamento da globalização que já vinha de anos anteriores.

Da subida das taxas alfandegárias nos EUA aos planos europeus para reduzir a dependência da energia da Rússia na sequência da invasão russa da Ucrânia, acumulam-se, nos últimos anos, os sinais de que o processo de globalização económica pode vir a passar, no curto prazo, por uma fase de retrocesso. Um dos impactos mais prováveis pode ser uma subida generalizada dos preços, numa altura em que a inflação voltou a ser uma preocupação, avança o Público (acesso condicionado).

Nos primeiros nove meses deste ano, os bens importados pelos EUA com origem na China registaram um novo máximo histórico para esse período de tempo. Isto pode estar a ser influenciado pela subida de preços, mas serve como argumento para aqueles que assinalam que a notícia da morte da globalização pode ser exagerada. Mas é impossível deixar de observar o percurso em direção a políticas mais protecionistas, tanto nos EUA como também na Europa.

Depois do aumento unilateral das taxas alfandegárias decidido por Trump, os EUA mantêm, com Joe Biden, uma estratégia de trazer para dentro do país a capacidade de produção em áreas em que se sentem dependentes. E, na Europa, a pandemia e a guerra na Ucrânia levaram a que se começasse a adotar estratégias de redução de dependência da China e da energia russa. Estas políticas podem ajudar a acentuar uma tendência de abrandamento da globalização que já vinha de anos anteriores e “precede a pandemia”, assinala o professor de Economia Internacional da ESCP Business School, em Berlim, Gonçalo Pina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recuo da globalização é mais um risco para a subida dos preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião