Finanças dão mais tempo para empresas comunicarem faturas e inventários

Calendário fiscal para empresas em 2023 vai ser mais flexível segundo um despacho do novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix.

As empresas vão ter mais tempo para comunicar as faturas e inventários em 2023. O novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix, assinou um despacho nesta terça-feira que dá mais flexibilidade no calendário de cumprimento de obrigações das empresas junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Embora o prazo para a comunicação de faturas passe a ser o dia 5 do mês seguinte, as Finanças vão dar uma tolerância de três dias às empresas, “sem que isso implique encargos adicionais”. Até ao final deste ano, o prazo legal para esta comunicação era o dia 12 do mês seguinte.

“A aplicação do quadro sancionatório ficará reservada para os contribuintes que não cumpram a obrigação até ao dia 8 do mês seguinte ao da emissão das faturas, numa lógica de evolução do cumprimento cooperativo e de promoção da relação de confiança entre administração e administrados”, refere o comunicado do Ministério das Finanças.

Até ao final de 2023, a AT também vai aceitar as faturas em PDF, “as quais são consideradas como faturas eletrónicas para todos os efeitos previstos na legislação”. A medida deve-se à “crescente desmaterialização e simplificação ao dispor dos operadores económicos no quadro dos sistemas de faturação eletrónica e da fatura sem papel”.

Os empresários terão até 28 de fevereiro para comunicarem os inventários relativos a 2022 sem quaisquer penalizações, mais um mês do que do estava inicialmente previsto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças dão mais tempo para empresas comunicarem faturas e inventários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião