Preço do gás natural cai mais de 8% na Europa

Desempenho dá-se numa altura em que a Intercontinental Exchange (ICE) alerta que considerará realocar o trading hub de gás para fora da União Europeia se tecto ao preço for aprovado.

O preço do gás natural na Europa está a cair mais de 8% na manhã esta sexta-feira, aprofundando as quedas à medida que a sessão avança, depois de ter registado subidas esta quinta-feira.

Os futuros TTF de gás natural para entrega em janeiro estão a desvalorizar 8,36% para 123,50 euros por MWh, de acordo com o site Barchart.

Desempenho dá-se numa altura em que a Intercontinental Exchange (ICE) alerta que considerará realocar o trading hub de gás para fora da União Europeia, se Bruxelas concordar com um plano para limitar os preços do gás.

Os ministros de energia da UE reuniram na segunda-feira para tentar aprovar uma proposta de tecto para o preço do gás, após meses de disputas internas entre países que discordam sobre se a medida ajudaria ou prejudicaria os esforços para conter a alta dos preços da energia e a inflação.

No entanto, os ministros não conseguiram um consenso em relação à proposta apresentada pela Comissão Europeia. Para Jozef Síkela, ministro da Indústria da República Checa (país que ocupa este semestre a presidência rotativa do Conselho da União Europeia), “vai ser preciso guardar as garrafas [de champanhe] no frigorífico durante mais algum tempo”.

Numa conferência de imprensa, esta terça-feira, o responsável explicou que o teto de 200 euros por megawatt-hora proposto pela Comissão Europeia continua a ser o principal impasse nas negociações entre os Estados-membros, embora acredite que “estejam cada vez mais perto” de alcançar um acordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural cai mais de 8% na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião