Hoje nas notícias: Efacec, SNS e solar

  • ECO
  • 16 Dezembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Sodecia regressou à corrida para a privatização da Efacec. A dívida aos fornecedores do SNS está em máximos desde os anos da troika. Conheça estas e outras notícias que em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Sodecia volta a disputar Efacec e Mota-Engil também está interessada

Existe pressão para acelerar a privatização da Efacec. Há quatro grupos portugueses e quatro estrangeiros entre os interessados na nova fase do processo, sendo que alguns já tinham mostrado interesse nas operações anteriores, como o fundo norte-americano Oaktree e a portuguesa Sodecia. Na corrida agora está também a Mota-Engil, a Carpin, empresa de um ex-presidente da Efacec, António Cardoso Pinta, e a Efaflu, da família Ricca, antiga acionista da empresa, do lado dos portugueses. Entre os estrangeiros está também o fundo alemão Mutares, o fundo inglês Enoda e um fundo asiático.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Dívida a fornecedores do SNS no máximo desde a troika

A dívida do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos fornecedores externos atingiu quase 2.350 milhões de euros em outubro, um valor muito próximo do mais recente máximo (2.353 milhões de euros) de junho, recuando até 2014, o último ano disponível no Portal da Transparência do SNS. Cerca de 63% da dívida está vencida (em incumprimento) e quase metade deste valor são pagamentos em atraso (arrears), ou seja, há um atraso de pelo menos 90 dias desde o fim do prazo. No final de 2011, o valor da dívida do SNS aos fornecedores atingiu 3 mil milhões de euros.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Brisa foi um dos clientes do BES que terão sido favorecidos por Manuel Pinho

O Ministério Público proferiu na quinta-feira a acusação contra Manuel Pinho no âmbito do Caso EDP, no qual lhe imputa dois crimes de corrupção passiva, um de branqueamento e um de fraude fiscal. Um dos episódios que se detalha é o alegado benefício do ex-governante, enquanto ministro da Economia (2005-2009), na resolução de um problema de um dos “maiores devedores do BES”, o grupo Brisa, que em 2005 quis reforçar a sua participação na Autoestradas do Atlântico (AEA), de 10% para 50%, por 107 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Sul-coreanos planeiam investir 1,5 mil milhões de euros na energia solar

A companhia sul-coreana Q Energy, atualmente a maior empresa com projetos de energia solar em Portugal, tem planos para instalar 14 centrais solares no país, com dois gigawatts de potência, num investimento total que deverá rondar os 1,5 mil milhões de euros. Dois dos projetos já estão em consulta pública — as centrais de Pegões e de Ourique –, enquanto outros dois caminham para o licenciamento ambiental.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Luso-alemã cria tech para carros do futuro no Porto

A empresa luso-alemã Xelerate.tech, que chegou a Portugal em 2021, instalando a sua base operacional em Matosinhos, decidiu agora criar uma nova divisão — DigitalCar — focada “no desenvolvimento de tecnologias para veículos com base nas mais recentes arquiteturas E/E (elétricas/eletrónicas) e na virtualização completa de sistemas de segurança críticos”, segundo o CTO, Pedro Rocha. Atualmente com uma equipa de 11 pessoas, a empresa estima que deverão ser contratados cerca de 50 engenheiros até ao final de 2023.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Efacec, SNS e solar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião