FIFA antecipa receitas recorde de 10,3 mil milhões de euros até 2026

  • Lusa
  • 16 Dezembro 2022

Para a subida considerável das receitas deve contribuir o facto de o Mundial2026, a disputar no Canadá, EUA e México, ter sido alargado a 48 seleções, o que aumentará encaixe com direitos televisivos.

A FIFA antecipa receitas recorde de 10,3 mil milhões de euros no próximo período de quatro anos, até ao Mundial2026, que será alargado a 48 seleções, anunciou esta sexta-feira o presidente do organismo regulador do futebol, Gianni Infantino.

O Conselho da FIFA, reunido em Doha, à margem do Mundial2022, aprovou um orçamento para o ciclo 2023-2026 com forte subida das receitas previstas, para 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros), contra 7,5 mil milhões de dólares (7,2 mil milhões de euros) para o ciclo atual.

Para o aumento considerável das receitas deve contribuir o facto de o Mundial2026, cuja fase final se vai realizar no Canadá, Estados Unidos e México, ter sido alargado a 48 seleções, o que elevará o número de jogos e, consequentemente, o encaixe realizado com os direitos de transmissão televisiva.

O presidente da FIFA voltou a insistir na alteração do modelo competitivo do torneio e na controversa ideia de dividir os participantes em 16 grupos de três seleções cada, enquanto o atual formato, com 32 equipas, contempla agrupamentos de quatro.

Para Infantino, o Mundial2022, que está a decorrer no Qatar, tem sido “um grande êxito” e uma das razões para o orçamento para o atual quadriénio ter superado em mil milhões de euros as estimativas iniciais, um “feito notável”, porque abrangeu o período da pandemia de Covid-19.

“Estamos convictos de que o impacto [do Mundial2026] será enorme, como está a ser aqui [no Qatar], pois será organizado por três grandes países, com 48 seleções e muitos jogos”, assinalou o líder do organismo regulador do futebol, em conferência de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FIFA antecipa receitas recorde de 10,3 mil milhões de euros até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião