Bruxelas acusa Meta de favorecer a plataforma Facebook

  • Lusa
  • 19 Dezembro 2022

A Comissão Europeia considerou que a Meta favorece o Facebook no que respeita aos anúncios classificados no Marketplace. Meta pode incorrer numa multa de até 10% da sua faturação.

A Comissão Europeia considerou que a empresa Meta favorece a sua rede social Facebook no que respeita aos anúncios classificados online, nomeadamente na plataforma Marketplace.

Se o resultado da investigação aprofundada, que corre paralelamente, confirmar as primeiras suspeitas de atuação ilícita, a Meta pode incorrer numa multa que pode chegar a 10% da sua faturação.

O executivo comunitário concluiu, em primeiro lugar, que a Meta liga o seu serviço de anúncios classificados online Facebook Marketplace com a sua rede social pessoal dominante Facebook, o que significa que os utilizadores do Facebook têm automaticamente acesso ao Marketplace, quer o queiram ou não, o que dá uma “vantagem substancial” sobre a concorrência.

A Comissão Europeia receia ainda que os termos e condições, que autorizam a Meta a utilizar dados relacionados com anúncios de concorrentes em benefício do Facebook Marketplace, “sejam injustificados, desproporcionados e não necessários para a prestação de serviços de publicidade em linha nas plataformas da Meta”, lê-se no comunicado. Bruxelas informou a Meta sobre as suas suspeitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas acusa Meta de favorecer a plataforma Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião