Número de desempregados inscritos no IEFP volta a subir pelo quarto mês consecutivo

Na variação homóloga, há menos 49 mil pessoas inscritas nos centros de emprego. Segundo o IEFP, o número de pessoas inscritas é o mais baixo em novembro, desde que há registo.

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) subiu 2,6% em novembro, face ao mês anterior. Há, agora, 296.723 pessoas inscritas nos centros de emprego, mais 7.598 do que no mês anterior. É a quarta subida em 2022 e o maior aumento percentual do ano. Em termos homólogos, a redução é de 14,2%, dão conta as estatísticas mensais do mercado de emprego em novembro de 2022, publicadas esta terça-feira.

A subida do número de desempregados inscritos no IEFP, entre outubro e novembro, foi de 2,6%. Esta é a quarta subida consecutiva do desemprego registado e a maior percentual do ano até ao momento, depois de subidas em agosto (1,9%), setembro (1,6%) e outubro (0,7%).

Contudo, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, a redução foi de 14,2%, o que se traduz em menos 49.161 pessoas inscritas nos centros de emprego do país. E, quando comprado com novembro de 2019, ou seja, no período pré-pandemia, a redução é de 3% (menos 9.238 pessoas).

“O número de desempregados inscritos no IEFP em novembro (296.723 pessoas) foi o mais baixo, em novembro, desde que há registo”, lê-se no comunicado.

Quedas em todo o país na variação homóloga

Quando comparado com o período homólogo, verificam-se descidas em todo o país, com destaque para a região do Algarve (menos 4.019 pessoas) e de Lisboa (menos 19.940 pessoas), representando diminuições de 18% e 17,4%, respetivamente.

No que toca ao desemprego de longa duração registou-se uma quebra de 29,4% face a novembro de 2021 (menos 50.516 pessoas). Estavam nesta situação, em novembro, 121.402 pessoas.

Também o desemprego jovem — apesar de uma ligeira subida em cadeia (380 novos inscritos) — reduziu em termos homólogos, com menos 5.143 jovens em situação de desemprego do que em novembro de 2021 (uma diminuição de 13,5%).

Já a nível setorial registaram-se descidas em todos os grandes setores de atividades face ao mês homólogo de 2021: “Agrícola” (-0,2%), “Secundário” (-14,9%) e “Terciário” (-14,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de desempregados inscritos no IEFP volta a subir pelo quarto mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião