Marcelo afirma que há um “vasto” domínio de cooperação na energia entre Portugal e Roménia
Marcelo Rebelo de Sousa está em visita oficial na Roménia e sublinhou que há um "vasto" domínio de cooperação possível na energia, nas renováveis e no digital entre os dois países.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que há um “vasto” domínio de cooperação possível na energia, energias renováveis e no digital entre Portugal e a Roménia. Esta terça-feira, o Chefe de Estado esteve a visitar os militares portugueses da 2.ª Força Nacional Destacada que integram a missão da NATO na Roménia e reuniu-se com o seu homólogo romeno, Klaus Werner Iohannis.
“A energia é um problema que pode e deve ser tratado ao mesmo tempo no plano europeu, reforçando a unidade europeia e autonomia europeia no domínio energético, como no plano bilateral da nossa cooperação“, referiu numa conferência de imprensa na base militar de Caracal, transmitida pela RTP3.
Marcelo Rebelo de Sousa avançou ainda que os dois líderes falaram do “alargamento da União Europeia e da importância da sensibilidade não apenas à Ucrânia e à Moldávia”, que são países candidatos à adesão, “mas também aos Estados dos Balcãs Ocidentais — e em como isso exige da UE uma determinação política e uma preparação económica e financeira adequada”.
Na visita oficial o Presidente da República está acompanhado pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o chefe do Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca.
Na Roménia estão 212 militares na 2.ª Força Nacional Destacada, dos três ramos — Marinha, Exército e Força Aérea — ao abrigo da missão da NATO Tailored Forward Presence. Ao abrigo de acordos bilaterais, Portugal tem ainda colocados na Roménia 20 militares.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que visitará a Ucrânia “certamente no próximo ano”, indicando que os pormenores terão ainda de ser ajustados com as autoridades ucranianas. “Quanto à visita à Ucrânia, certamente no próximo ano e quando ajustado com o Presidente Zelensky e as autoridades ucranianas”, sublinhou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo afirma que há um “vasto” domínio de cooperação na energia entre Portugal e Roménia
{{ noCommentsLabel }}